Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

3ª Conferência Municipal das Cidades é aberta na Capital


Com o tema “Avançando na Gestão Democrática” foi aberta na noite desta quinta-feira, no auditório do Sest/Senat, em Porto Velho, a 3ª Conferência Municipal das Cidades. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), e tem por objetivo discutir políticas nacional, estadual e municipal de desenvolvimento urbano.

Segundo o secretário da Sempla, Israel Xavier, a Conferência convocada através do decreto municipal nº 10.697, de 22 de maio deste ano, assinado pelo prefeito Roberto Sobrinho, também pretende indicar prioridades de atuação e fazer um balanço dos resultados dos temas deliberados e criar o Conselho da Cidade.

“Nosso objetivo maior é sensibilizar e mobilizar a sociedade para elaborar agendas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na capital rondoniense, bem como formular propostas e avaliar as formas de execução das políticas públicas para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou Israel Xavier, titular da Sempla.

O relatório elaborado sobre os assuntos discutidos na Conferência vai ser encaminhado à coordenação executiva, estadual, que por sua vez fica responsável pela sistematização e elaboração do documento final a ser enviado para a coordenação executiva nacional das conferências municipais e regionais das cidades, com pedidos de providência.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), José Carlos Gadelha, “o momento que a cidade vive, no que se refere a investimentos estruturais do Governo Federal e da própria Prefeitura, a Conferência é de fundamental importância para que se discuta a cidade que queremos para hoje e amanhã”.

A primeira edição da Conferência das Cidades foi realizada em Porto Velho,  em 2003. A segunda aconteceu em 2005. De lá para cá, de acordo com a coordenadora do evento, a engenheira Márcia Luna, alguns avanços já foram obtidos.

“Foi a partir de discussões anteriores, que criou-se uma secretaria especializada em habitação, demos início a elaboração do plano diretor da cidade de forma participativa e criamos um núcleo gestor, que funciona como uma espécie de conselho, composto por membros da sociedade civil e do poder público.

Participam da 3ª Conferência Municipal das Cidades, gestores, administradores públicos e representantes do legislativo, sindicatos, ong’s, movimentos sociais e populares, além de empresários.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)