Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

3ª Conferência Municipal das Cidades é aberta na Capital


Com o tema “Avançando na Gestão Democrática” foi aberta na noite desta quinta-feira, no auditório do Sest/Senat, em Porto Velho, a 3ª Conferência Municipal das Cidades. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), e tem por objetivo discutir políticas nacional, estadual e municipal de desenvolvimento urbano.

Segundo o secretário da Sempla, Israel Xavier, a Conferência convocada através do decreto municipal nº 10.697, de 22 de maio deste ano, assinado pelo prefeito Roberto Sobrinho, também pretende indicar prioridades de atuação e fazer um balanço dos resultados dos temas deliberados e criar o Conselho da Cidade.

“Nosso objetivo maior é sensibilizar e mobilizar a sociedade para elaborar agendas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na capital rondoniense, bem como formular propostas e avaliar as formas de execução das políticas públicas para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou Israel Xavier, titular da Sempla.

O relatório elaborado sobre os assuntos discutidos na Conferência vai ser encaminhado à coordenação executiva, estadual, que por sua vez fica responsável pela sistematização e elaboração do documento final a ser enviado para a coordenação executiva nacional das conferências municipais e regionais das cidades, com pedidos de providência.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), José Carlos Gadelha, “o momento que a cidade vive, no que se refere a investimentos estruturais do Governo Federal e da própria Prefeitura, a Conferência é de fundamental importância para que se discuta a cidade que queremos para hoje e amanhã”.

A primeira edição da Conferência das Cidades foi realizada em Porto Velho,  em 2003. A segunda aconteceu em 2005. De lá para cá, de acordo com a coordenadora do evento, a engenheira Márcia Luna, alguns avanços já foram obtidos.

“Foi a partir de discussões anteriores, que criou-se uma secretaria especializada em habitação, demos início a elaboração do plano diretor da cidade de forma participativa e criamos um núcleo gestor, que funciona como uma espécie de conselho, composto por membros da sociedade civil e do poder público.

Participam da 3ª Conferência Municipal das Cidades, gestores, administradores públicos e representantes do legislativo, sindicatos, ong’s, movimentos sociais e populares, além de empresários.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)