Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

2º Conselho Tutelar recebe celular para denúncias da comunidade



A partir de agora a população poderá contar com mais um canal de denúncia. O 2º Conselho Tutelar colocou um telefone celular para receber chamadas a cobrar da comunidade. O número 9090 9967-2934 vai funcionar como um novo canal de ligação entre o conselho e a população e ficará a disposição do conselheiro que estiver de plantão. Além do novo número, a população pode contar ainda com o 0800-647-1311 ou 9983-1383.

O telefone é programado apenas para receber chamadas e está bloqueado para efetuar ligações. Conforme a secretária Benedita Nascimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a aquisição foi possível devido ao projeto do Instituto Vivo que firmou uma parceria com os Conselhos Tutelares de todo o país.

O projeto teve início em Minas Gerais e já expandiu para a região Norte. O celular terá grande importância para ser utilizado principalmente no distrito de Jacy-Paraná que recentemente teve a instalação da rede de celular da operadora Vivo. Na localidade passará a funcionar uma extensão do Conselho Tutelar que atuará nos distritos e entorno.

Conselho Tutelar

Os Conselhos Tutelares na Capital estão sob a tutela da Semas e são órgãos que requisitam serviços e começam a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais, responsável ou em razão de sua própria conduta.

Na maioria dos casos, o Conselho Tutelar é chamado a agir, por meio de uma denúncia. Outras vezes, o Conselho, sintonizado com os problemas da comunidade onde atua, vai se antecipar à denúncia, o que faz uma grande diferença para as crianças e adolescentes.“Esse será mais um canal de ligação para que o Conselho possa atuar no sentido de garantir os direitos da criança e do adolescente, é importante que a comunidade anote o número e denunciem”, enfatiza Benedita.

Fonte: Claudinete Miranda
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)