Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

2° Congresso Rondoniense de Clínica Médica – Urgências e Emergências Clínicas


 

Mais uma vez o Congresso Rondoniense de Clínica Médica proporcionará aos médicos e futuros médicos deste Estado atualização de seus conhecimentos com Profissionais de diversas regiões do Brasil. 
 

Entre os dias 14 e 16 de outubro de 2010 ocorrerá o 2º Congresso Rondoniense de Clínica Médica em Porto Velho – RO, no Auditório da UNIRON no Porto Velho Shopping.  

Em 2009 o 1º Congresso Rondoniense de Clínica Médica reuniu cerca de 400 congressistas que aproveitaram a ocasião para ampliar seus conhecimentos no que se refere à atualização terapêutica.

Este ano, com tema de Urgências e Emergências Clínicas, tem como objetivo contribuir ainda mais para a atualização e aperfeiçoamento médico, possibilitando a discussão de assuntos a esta área relacionados, tão comuns na prática clínica e, por vezes, insuficientemente abordados.

Segundo o próprio presidente do congresso, Prof. Dr. Gustavo Herdoiza: ”Agraduação médica voltada para a formação generalista é, por si só, insuficiente para capacitar o médico a atuar nesta área, compreendemos a necessidade de se discutir com mais afinco e assiduidade assuntos a ela relacionados, comuns na prática clínica”

Entre os palestrantes convidados de outros estados, podemos destacar:

  • Dr. Frederico Arnaud, Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), que abordará o atendimento ao paciente na emergência;
  • Dr.Flávio Danni Fuchs, Doutor em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) que, entre outros temas, abordará Crise Hipertensiva;
  • Dr. Emerson Quintino de Limae Dr. Roberto Pecoits-Filho, doutores em nefrologia pela Faculdade de Medicina da USP-SP que abordarão assuntos referentes às urgências nefrológicas.

O acadêmico Rubens Fernando Taborda destaca ainda: “Além dos temas de nefrologia e cardiologia, que representam grande parte dos atendimentos nas emergências clínicas, o evento abordará também temas nas áreas de Pneumologia, Infectologia, Hematologia e outras áreas afins”.

Este é um dos poucos eventos no estado credenciados pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), garantido pontos para provas de título de especialista. Além disso, permite a publicação de trabalhos científicos nos Anais do congresso, catalogado pela Biblioteca Nacional. Este ano foram aprovados 18 trabalhos científicos, superando o primeiro congresso, cumprindo com um dos objetivos propostos que é estimular a produção científica no estado, destacou o acadêmico Pablo Tarram.

O congresso organizado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM), conta com a co-organização da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (SESAU/RO) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Porto Velho. Sem o Apoio destas instituições e dos demais patrocinadores, dificilmente conseguiríamos apreciar um evento deste porte em nosso estado, por isto gostaríamos de agradecer ao Conselho Federal de Medicina, a BAXTER, ao Sindicato dos Médicos de Rondônia, a Angiocenter e a Fundação Oswaldo Cruz, concluiu o acadêmico Dário Dayvill.

Para maiores informações e inscrição acessem: http://www.laclim.com.br.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)