Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

1º Seminário Estadual de Política Florestal em Porto Velho


 
Durante a abertura do evento,  em Porto Velho-RO, o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú falou que o propósito do seminário é chamar toda a indústria, órgãos estaduais e federais, para uma grande discussão sobre as questões ambientais e a politica de gestão florestal do estado de Rondônia.

“Ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional discute as propostas do novo Código Florestal, nós aqui em Rondônia já estamos avançando e discutindo também ações que possam oferecer o fortalecimento da nossa indústria, com o crescimento e desenvolvimento sustentável de Rondônia”, ressaltou o presidente.

Baú frisou que esta é a primeira vez que a FIERO realiza um seminário com estes temas. “A Federação das indústrias juntamente com o sindicato da base da FIERO, nosso vice-presidente Edmilson Cândido, a UNIR estamos coordenando este evento com o objetivo de criarmos um grande palco de discussões sobre estas questões que afetam o desenvolvimento do Estado”, comentou Baú.

O presidente do Simaron/RO e vice-presidente da FIERO, Edmilson Matos Cândido explica que o seminário visa pensar e discutir sobre as questões das florestas em Rondônia e sobre o setor produtivo. “Contamos com a parceria da Universidade Federal de Rondônia, que traz o capital intelectual de seus docentes, principalmente do curso de Engenharia Florestal, para que possamos realmente pensar em algo diferente, redesenhar essas questões institucionais e também os conceitos do setor produtivo”, disse.

Ele afirma que no final do seminário a coordenação do evento vai elaborar um documento com as principais propostas sobre politica florestal para ser entregue ao Governo. “Estamos fazendo nossa parte. Sabemos que o governador Confúcio Moura está aberto ao diálogo e aproveitamos este encontro para provocar, trazendo nossas demandas, um novo jeito de pensar. Talvez consigamos montar estratégias para que o nosso Estado se desenvolva dentro destas potencialidades naturais para pensar Rondônia de uma forma sustentável, não apenas ambientalmente, mas também economicamente”.

O professor José de Sá, do departamento de Engenharia Florestal da UNIR, destaca que a Universidade entra como promovedor do diálogo sobre a oportunidade que o estado tem de promover o desenvolvimento econômico e social, com a inclusão dos recursos florestais. “Desta forma, a UNIR oferece os instrumentos de diálogo, por meio deste seminário sobre politica florestal. Esse é o nosso papel. Promover essa discussão, oferecer orientações teóricas, orientações para projetos de modelos de desenvolvimento e o debate sobre este processo”, finalizou.

O subchefe da Casa Civil, Edvaldo Soares – na ocasião representando o governador Confúcio Moura, destacou o empenho da FIERO, do presidente Denis Baú e diretores para a realização de um seminário para discutir as potencialidades florestais de Rondônia. Soares falou que “o governador Confúcio Moura reconhece a FIERO como uma parceira importante do novo governo”.

O evento, cujo encerramento acontece na tarde desta sexta-feira, 6 de maio, conta com a participação de pesquisadores ambientais da Embrapa, coordenação de extensão da Ceplac/RO, representantes da Sedam, alunos de Engenharia Florestal da UNIR/Rolim de Moura, docentes e pesquisadores da UNIR, cujo reitor está sendo representado pelo professor Dorisvalder Dias Nunes, diretores do Sistema FIERO (SESI/SENAI e IEL), professores da UnB/DF e UFRRJ, empresários do segmento da indústria da madeira, entre outros convidados.

A pauta do seminário conta com temas como Concessões florestais e inventário florestal nacional – Desafios e oportunidades para o estado de Rondônia no contexto amazônico; Gestão florestal no Estado – Trajetórias e perspectivas; Situação atual do setor florestal em Rondônia; Realidades e potencialidades das atividades de base florestal – Perspectivas para o Brasil, entre outros.

Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)