Sábado, 7 de maio de 2011 - 09h04
Durante a abertura do evento, em Porto Velho-RO, o presidente do Sistema FIERO, Denis Baú falou que o propósito do seminário é chamar toda a indústria, órgãos estaduais e federais, para uma grande discussão sobre as questões ambientais e a politica de gestão florestal do estado de Rondônia.
“Ao mesmo tempo em que o Congresso Nacional discute as propostas do novo Código Florestal, nós aqui em Rondônia já estamos avançando e discutindo também ações que possam oferecer o fortalecimento da nossa indústria, com o crescimento e desenvolvimento sustentável de Rondônia”, ressaltou o presidente.
Baú frisou que esta é a primeira vez que a FIERO realiza um seminário com estes temas. “A Federação das indústrias juntamente com o sindicato da base da FIERO, nosso vice-presidente Edmilson Cândido, a UNIR estamos coordenando este evento com o objetivo de criarmos um grande palco de discussões sobre estas questões que afetam o desenvolvimento do Estado”, comentou Baú.
O presidente do Simaron/RO e vice-presidente da FIERO, Edmilson Matos Cândido explica que o seminário visa pensar e discutir sobre as questões das florestas em Rondônia e sobre o setor produtivo. “Contamos com a parceria da Universidade Federal de Rondônia, que traz o capital intelectual de seus docentes, principalmente do curso de Engenharia Florestal, para que possamos realmente pensar em algo diferente, redesenhar essas questões institucionais e também os conceitos do setor produtivo”, disse.
Ele afirma que no final do seminário a coordenação do evento vai elaborar um documento com as principais propostas sobre politica florestal para ser entregue ao Governo. “Estamos fazendo nossa parte. Sabemos que o governador Confúcio Moura está aberto ao diálogo e aproveitamos este encontro para provocar, trazendo nossas demandas, um novo jeito de pensar. Talvez consigamos montar estratégias para que o nosso Estado se desenvolva dentro destas potencialidades naturais para pensar Rondônia de uma forma sustentável, não apenas ambientalmente, mas também economicamente”.
O professor José de Sá, do departamento de Engenharia Florestal da UNIR, destaca que a Universidade entra como promovedor do diálogo sobre a oportunidade que o estado tem de promover o desenvolvimento econômico e social, com a inclusão dos recursos florestais. “Desta forma, a UNIR oferece os instrumentos de diálogo, por meio deste seminário sobre politica florestal. Esse é o nosso papel. Promover essa discussão, oferecer orientações teóricas, orientações para projetos de modelos de desenvolvimento e o debate sobre este processo”, finalizou.
O subchefe da Casa Civil, Edvaldo Soares – na ocasião representando o governador Confúcio Moura, destacou o empenho da FIERO, do presidente Denis Baú e diretores para a realização de um seminário para discutir as potencialidades florestais de Rondônia. Soares falou que “o governador Confúcio Moura reconhece a FIERO como uma parceira importante do novo governo”.
O evento, cujo encerramento acontece na tarde desta sexta-feira, 6 de maio, conta com a participação de pesquisadores ambientais da Embrapa, coordenação de extensão da Ceplac/RO, representantes da Sedam, alunos de Engenharia Florestal da UNIR/Rolim de Moura, docentes e pesquisadores da UNIR, cujo reitor está sendo representado pelo professor Dorisvalder Dias Nunes, diretores do Sistema FIERO (SESI/SENAI e IEL), professores da UnB/DF e UFRRJ, empresários do segmento da indústria da madeira, entre outros convidados.
A pauta do seminário conta com temas como Concessões florestais e inventário florestal nacional – Desafios e oportunidades para o estado de Rondônia no contexto amazônico; Gestão florestal no Estado – Trajetórias e perspectivas; Situação atual do setor florestal em Rondônia; Realidades e potencialidades das atividades de base florestal – Perspectivas para o Brasil, entre outros.
Fonte: Comunica
Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond
Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional
Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla
Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional
Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui
Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e