Quarta-feira, 17 de novembro de 2010 - 19h08
A Prefeitura de Porto Velho inaugura no dia 04 de dezembro, a primeira fase das obras de restauração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A abertura do espaço à visitação pública foi confirmada pelo presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos Lopes, o “Tatá”, pelo secretário José Gadelha da secretária de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo e pelo coordenador municipal de Turismo, Jun Yamamoto, nesta quarta-feira, 17, durante visita ao novo cartão postal da cidade.
Nessa etapa foram investidos mais de R$ 12 milhões na obra, entre recursos provenientes do Ministério do Turismo, da contrapartida do município e do consórcio Santo Antônio Energia, como parte das compensações pela construção da usina de Santo Antônio.
Restauração
Já foram restaurados dois galpões, construído um anfiteatro, refeito o calçamento e urbanizado o pátio, o calçadão no perímetro entre as ruas Dom Pedro II e 13 de Maio. Foram construídos ainda cinco quiosques que foram repassados aos ambulantes que trabalhavam em barracas improvisadas às margens do rio Madeira, dentro da área da ferrovia. Toda a área interna do complexo turístico também foi urbanizada com a colocação de grama e iluminação.
As obras iniciaram pelos dois galpões onde hoje funcionam o museu e a antiga oficina da ferrovia. Pelo projeto foi mantida a estrutura original do segundo galpão, que recebeu peças do primeiro para repor parte da estrutura que estava comprometida. O primeiro galpão foi reconstruído de acordo com a estrutura original. “Num dos galpões funcionarão dois restaurantes e uma praça de alimentação. O outro abrigará um mini centro de convenções e contará também com salas para oficinas de artesanato e um espaço para exposição. Na verdade, queremos que o espaço seja utilizado para vários eventos. O trabalho está sendo um pouco demorado porque, em se tratando de um patrimônio histórico, temos que obedecer as exigências do Iphan, como fazer a catalogação e o inventário de todo material que foi mexido. E isso demanda tempo”, adiantou o secretário Gadelha.
Fundação Iaripuna
José Gadelha também confirmou que em um dos galpões que serão restaurados numa etapa posterior, irá funcionar a sede da Fundação Cultural Iaripuna. Enquanto o prédio não é recuperado, uma representação da fundação será instada em uma das salas do prédio da estação ferroviária, que também passou por restauração. No local também funcionará um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que será administrado pela Coordenadoria de Turismo, da prefeitura.
O presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos Lopes, adiantou que a idéia é ocupar os espaços destinados a eventos, existentes dentro do complexo turístico, com várias atividades artísticas e culturais. Um desses espaços é o anfiteatro. “Ainda para este ano, estamos estudando a possibilidade de fazer a encenação de um auto de Natal no local. Mas acredito que a partir do próximo ano, com a elaboração de um calendário de eventos, é que teremos como fazer um melhor uso desse espaço”, afirmou.
Por Joel Elias
Fotos: Medeiros
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2