Sexta-feira, 14 de agosto de 2009 - 15h23
Diretor da CNTE faz palestra sobre valorização e
profissionalização dos trabalhadores em educação
Formação e Valorização Profissional foi o tema da primeira palestra do 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, que acontece em Ji-Paraná.
O palestrante Heleno Araújo, Secretário de Formação da Diretoria Executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), destacou a importância da capacitação profissional para a melhoria da qualidade do ensino. Segundo ele, em todo o Brasil há um grande numero de professores não capacitados para a disciplinas que lecionam.
Heleno levantou diversos dados para reflexão dos trabalhadores em educação e da sociedade sobre a falta de qualidade do ensino nas escolas públicas. Segundo ele, mais de 247 mil professores do Brasil não são formados na área em que atua. Cerca de 74% dos professores de física, 61% de química e 44% de biologia não são formados nas respectivas disciplinas.
O palestrante destacou as novas maneiras de capacitação e valorização profissional, como o programa Profuncionário, a lei de autoria da senadora Fátima Cleide (PT) que profissionaliza todos os trabalhadores em educação, e iniciativas do Governo Federal para profissionalizar os educadores como o Decreto nº 6.755/09 que institui a Política Nacional de Formação Profissional do Magistério Publico da Educação Básica.
Nos debates os trabalhadores em educação levantaram as dificuldades enfrentadas em Rondônia devido á falta de planejamento no governo estadual e à falta de uma política para a educação.
A mesa da palestra e dos debates foi coordenada pela presidente do Sintero Claudir Mata, pelo secretário-geral do Sintero Manoel Rodrigues e pela diretora da Regional Cone Sul, Francisca Diniz.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)