Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de abril de 2019
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Política - Nacional

Vivo perde mercado para a TIM


Mônica Tavares - Agência O GloboBRASÍLIA - A Vivo perdeu boa parcela do mercado brasileiro de telefonia móvel nos últimos 12 meses. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa tinha 36,05% do mercado em setembro de 2005. No mês passado, a participação da operadora caiu para 29,96%. Ao mesmo tempo, a participação da TIM subiu de 22,94% em setembro do ano passado para 25,14% no mesmo mês de 2006.A participação da Claro no mercado no mês passado foi de 23,13%; da Oi, de 13,19%; da Teleming/Amazônia, de 4,9%; da BrT GSM, de 3,18%; da CTBC, que atua na região do Triângulo Mineiro e em poucas cidades de São Paulo e Mato do Sul, de 0,41%; e da Sercomtel, empresa do munícipio de Londrina, no Paraná, de 0,09%.Em setembro deste ano, cerca de 80,73% dos telefones móveis no país eram pré-pagos, o equivalente a 18,47 milhões, e 19,27% eram pós-pagos, 77,39 milhões. Esta proporção vem se mantendo ao longo do tempo. No mesmo mês do ano passado, os pós-pagos eram 18,90% e os pré-pagos, 81,10%.A tecnologia que tem mais usuários no Brasil é o GSM, com 61,24% do mercado, ou 58.708.131 milhões. Com exceção da Vivo, todas as empresas de telefonia móvel que atuam nacionalmente - TIM, Claro, BrT e Oi - utilizam o GSM. A tecnologia digital da Vivo é o CDMA. Existem ainda no Brasil 85.286 pessoas que usam o sistema analógico, mais atrasado. Elas representam 0,09% do mercado.O país contava até o fim de setembro com 95.870.904 de telefones móveis. No Rio, o número era de 10.266.666, com uma densidade de 65,9 telefones para cada 100 habitantes. Em São Paulo, são 23.124.771 celulares, representando uma teledensidade de 56,69%.

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