Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Vem aí um imposto maior para os empresários


Vem aí um imposto maior para os empresários - Gente de Opinião

247 - Pode estar a caminho um imposto maior para os empresários. O governo de Michel Temer avalia aumentar de 11% para 14% a contribuição de servidores públicos na reforma da Previdência que deverá ser encaminhada pelo Planalto ao Congresso Nacional no fim do mês.

A mudança é defendida pela área técnica do governo federal como uma forma de reduzir o deficit no setor público. Mas nesta quinta-feira 6, acabou sendo reforçada por governadores do Sudeste e do Sul, que se reuniram com Temer para pedir apoio à proposta.

Leia mais na reportagem da Reuters:

Governadores propõem aumentar contribuição previdenciária de servidores para 14%

BRASÍLIA (Reuters) - Com dificuldade para sustentar o déficit das Previdências estaduais, um grupo de governadores trabalha para aumentar a contribuição dos servidores estaduais para 14 por cento e tentar diminuir o déficit, informou nesta quinta-feira o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), depois de uma reunião com o presidente Michel Temer.

Atualmente, a maior parte dos Estados usa como limite de contribuição o mesmo valor da União, de 11 por cento do salário bruto. Segundo Colombo, Santa Catarina já elevou esse limite para 14 por cento, o que teria ajudado a aliviar as contas.

"Nossa ideia é unificar as propostas, de forma articulada, todos os Estados fazendo ao mesmo tempo", explicou o governador. "A gente quer um movimento de governadores de apoio à reforma. O detalhamento vamos começar a detalhar. A ideia é fazer uma coisa conjunta, entrar no mesmo dia em todos os Estados com um aumento de alíquota."

De acordo com Colombo, o Supremo Tribunal Federal (STF) considera uma alíquota acima disso "confiscatório", mas os Estados poderiam trabalhar com esse limite, o que já ajudaria a aliviar as contas.

Essa é uma das propostas que têm consenso no grupo de oito governadores que veio a Brasília propor a Temer o pacto pela reforma.

Estiveram no Planalto, além de Colombo, os governadores do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB); Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB); de Alagoas, Renan Filho (PMDB); e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Na próxima semana, os 27 governadores se reunirão em Brasília para discutir uma proposta conjunta de reforma das Previdências estaduais.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)