Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Valverde prestigia Marcha das Margaridas


O deputado Federal Eduardo Valverde(PT/RO), participou nesta terça-feira(21), da 3ª edição da Marcha das Margaridas, movimento integrado por mulheres trabalhadoras rurais de todo o País.

Promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura(Contag), pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais(MSTTR) e pela Central Única dos Trabalhadores(CUT), a marcha conseguiu reunir no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, cerca de 50 mil trabalhadoras rurais de mais de 15 estados.

Na pauta de reivindicações, 102 no total, estão medidas de combate à violência nos assentamentos; ações educativas no Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural em todos os assentamentos, reservas extrativistas e acampamentos; revogação da Medida Provisória 2.183-56 que proíbe a desapropriação de áreas ocupadas por trabalhadoras e trabalhadores rurais; o assentamento de 250 mil famílias por ano até o ano de 2010, assegurando participação igualitária na gestão dos assentamentos, entre outras.

Para o deputado Valverde, uma mobilização como essa, dará visibilidade nacional ao movimento, que tem tentado garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo e da floresta.

Segundo o parlamentar, as mulheres em sua maioria, enfrentam uma jornada dupla de trabalho, acumulando funções no campo e em casa, sem qualquer tipo de amparo previdenciário, o que em sua opinião, precisa ser revisto rapidamente, mas, sem comprometer a sustentabilidade do sistema previdenciário brasileiro.

"As trabalhadoras rurais precisam de uma atenção melhor do Governo, com políticas públicas específica, principalmente no que tange à proteção da camponesa, e à aposentação diferenciada para a mulher do campo, que precisa ir para a terra produzir com a família, além de cuidar da família", ressaltou.

Conforme o petista, entre as questões emergenciais para seu estado, a criação de creches próximas ao campo, urgi. Isto porque com essa ação, as ruralistas poderão deixar seus filhos e trabalharem com tranqüilidade. Como Coordenador da Bancada de Rondônia na Câmara, o deputado irá intermediar nessa questão.

Dando seqüência à programação da Marcha das Margaridas, está marcado para amanhã um ato político em frente ao Congresso Nacional, além mesas de debates simultâneos para as participantes.

Fonte: Leila Brito 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç