Porto Velho (RO) sábado, 25 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Valverde carrega toras na Esplanada


Um grupo de representantes da Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado esteve nesta quarta-feira com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo. De acordo com Hiparidi Top Tiro, da etnia Xavante, a intenção do encontro foi pedir apoio a algumas reivindicações dos povos indígenas. Top Tiro reclama que o agronegócio tem começado a invadir as terras indígenas. "Em torno das áreas indígenas está havendo um avanço da soja de uma maneira descontrolada, e não tem fiscalização, mesmo havendo uma lei brasileira ambiental que protege territórios indígenas em 10 quilômetros", destacou.

O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) acompanhou o encontro e ressalta que os índios enfrentam hoje um sério problema: a falta de espaço para se desenvolverem. "A tendência natural é os povos, com a proteção devida, com a cidadania alcançada, crescerem, se multiplicarem. Obviamente vão precisar de um território maior. Isso é um conflito que vai ocorrer."

Eduardo Valverde defende que a Câmara aprove o Estatuto dos Povos Indígenas, projeto de lei que atualiza o Estatuto do Índio e tramita na casa desde 1991.

Corrida de toras

Ainda com o objetivo de chamar atenção para o crescimento de plantações próximas a áreas indígenas, a Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado chegaram há pouco ao Congresso, concluindo uma corrida de toras realizada na Esplanada dos Ministérios. Os índios foram recebidos na entrada da Câmara pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO). O deputado afirmou que se sentia orgulhoso em receber as toras, símbolo de esperança e luta. Valverde convidou os indígenas a participaram da Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O objetivo da corrida foi chamar a atenção dos parlamentares e da opinião pública para o crescimento de plantações próximas a áreas indígenas. Os índios timbiras venceram a corrida (estavam competindo com os xavantes), mas disseram que nessa competição não há vencedor nem perdedor, porque todos lutam pela mesma causa, que é a preservação do Cerrado.

"Trata-se de duas raças irmãs" afirmou Eduardo Valverde durante o convite aos indígenas, que deixaram as toras no Salão Verde e foram para o Plenário.

Fonte: Weslei Gomes

Mais Sobre Política - Nacional

Audiência Pública no Senado Federal debate violência nas escolas e as suas consequências

Audiência Pública no Senado Federal debate violência nas escolas e as suas consequências

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal promove nesta terça-feira (14), às 9h, audiência pública para debater com especialist

Presidente Bolsonaro assina novas regras para atiradores e caçadores

Presidente Bolsonaro assina novas regras para atiradores e caçadores

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (7), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a posse, o porte e a comercialização de a

Villas Bôas diz que se Jair Bolsonaro fracassar, as forças armadas vão pagar a conta

Villas Bôas diz que se Jair Bolsonaro fracassar, as forças armadas vão pagar a conta

O ex-comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, que reagiu aos ataques aos militares, de Olavo de Carvalho, guru do presidente da República

Mariana reforça luta a favor de pacientes com doenças raras

Mariana reforça luta a favor de pacientes com doenças raras

A deputada Mariana Carvalho (RO) participou na quarta-feira (24) de debate promovido pela Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência sobre as dif