Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Universidades federais mantêm confiança no MEC, diz Andifes



Amanda Cieglinski
Agência Brasil 

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federias de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero, disse hoje (1º) que, apesar do cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após o vazamento da prova, as universidades mantêm a confiança nos processos de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

“A gente lamenta o ocorrido, são imprevistos que podem ocorre em qualquer processo. A gente confia que o MEC vai conseguir realizar outro exame dentro dos prazos estabelecidos. Ao mesmo tempo nós [universidades federais] faremos um esforço conjunto com o ministério para que não haja nenhum prejuízo aos ingressantes”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Neste ano, o MEC lançou o novo Enem como uma proposta de unificar os vestibulares das universidades federais. Mais de 40 instituições (veja lista) aderiram ao projeto e usarão a nota do exame nos processos seletivos.

Em algumas das universidades, a nota do Enem substituiria a primeira fase do vestibulares. Em seguida, de posse dos resultados, ficaria a cargo delas aplicar uma segunda fase. Nesse caso, o cancelamento da prova poderia atrasar os processos de seleção. Mas Barbiero afirmou que o MEC e as universidade encontrarão uma solução conjunta.

“Para aquelas que tomaram essa decisão, o cancelamento da prova é um fator importante. Mas vamos buscar soluções para que não haja prejuízo ao estudante que quer ingressar na instituição.”

Para Barbiero, o ocorrido não coloca em dúvida a confiança nas avaliações do ministério. “Tudo está suscetível a algum tipo de problema", defendeu. Ele, que também é reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), disse que o problema pode servir para que o ministério desenvolva sistemas mais seguros.

Confira as universidades federais que vão usar a nota do Enem em processos seletivos:

Norte

1.Universidade Federal do Amazonas (Ufam): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas. O exama também será utilizado para o preenchimento de vagas remanescentes.

2.Universidade Federal do Acre (Ufac): Utilizará o Enem a partir de 2009 para preencher as vagas remanescentes.

3.Universidade Federal do Tocantins (UFT): Utilizará o exame como fase única para preencher 25% das vagas, além das remanescentes.

4.Universidade Federal de Rondônia (Unir): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 10% das vagas.

Nordeste

5.Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

6.Universidade Federal da Bahia (UFBA): Adota como fase única para os cursos da modalidade Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.

7.Universidade Federal de Sergipe (UFS): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

8.Universidade Federal do Maranhão (UFMA): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.

9.Universidade Federal do Piauí (UFPI): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.

10.Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): Adota o Enem como primeira fase.

11.Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

12.Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

13.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.

14.Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.

15.Universidade Federal de Alagoas (Ufal): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.

Centro-Oeste

15.Universidade Federal de Goiás (UFG): Utilizará 40% da nota do Enem na primeira fase do vestibular. O exame também será usado para preencher vagas remanescentes.

16.Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): Utilizará o Enem para seleção em fase única e para preencher vagas remanescentes.

17.Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

18.Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes. A parti de 2011, o exame será utilizado como fase única para preencher um percentual específico das vagas, ainda a ser definido.

Sudeste

19.Universidade Federal do ABC (UFABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

20.Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.

21.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.

22.Universidade Federal de Viçosa (UFV): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.

23.Universidade Federal Fluminense (UFF): O Enem será utilizado para compor 50% da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

24.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.

25.Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.

26.Universidade Federal de Alfenas (Unifal): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

27.Universidade Federal de Itajubá (Unifei): Adota o Enem como primeira fase.

28.Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.

29.Universidade Federal de Lavras (UFLA): O Enem será utilizado como fase única.

30.Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop): Já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.

31.Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ): De 10% a 25 % das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.

32.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.

33.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): Adota o Enem como primeira fase.

34.Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM): Vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes primeira fase do vestibular.

35.Universidade Federal de Uberlândia (UFU): o Enem substituirá a primeira fase do vestibular.

Sul

36.Universidade Federal do Rio Grande (Furg): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes

37.Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.

38.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.

39.Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).

40.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.

41.Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.

42.Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)