Sexta-feira, 22 de julho de 2011 - 18h28
O governador Confúcio Moura (PMDB), deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), secretário estadual de agricultura, Anselmo de Jesus (PT) mantiveram reunião com representantes do setor produtivo leiteiro de várias regiões do estado, para discutir a atuação do Conselho Estadual do Leite de Rondônia (Conseleite), que foi criado para dar transparência nos custos de produção e comercialização dos produtos lácteos no Estado.
Na reunião, o governador Confúcio Moura determinou que fosse renovado o convênio com a Universidade Federal do Estado do Paraná por mais um ano e que faça também um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), para apoio às atividades realizadas em Rondônia pela UFPR.
Jesualdo Pires, que presidiu a CPI do Leite que resultou na criação do Conselho Paritário, ressaltou que a importância do Conseleite é justamente no combate a disparidade de preço que existe entre custo de produção, valor pago por litro pelos laticínios e no valor de venda ao consumidor. “Com o Conseleite, o mercado passa a ter um preço referencial para o produto. Esse preço norteará as negociações no mercado do leite”, afirmou o deputado.
Para Lázaro Aparecido Dobri, presidente da Fetagro, o produtor é o mais prejudicado na cadeia do leite. Conforme o presidente da Fetagro, estudos feitos pela Universidade Federal do Estado do Paraná, que há um ano pesquisa a cadeia produtiva leiteira em Rondônia, constatou que existe uma disparidade de preço entre o setor produtivo, onde muitas vezes o produtor acaba ficando com o prejuízo. Outra situação colocada pela Fetagro, é que os produtores que entregam o leite aos laticínios, só vão receber pelo produto dois meses depois e ainda não sabem o valor que os laticínios vão pagar pelo litro do leite. “Com o Coseleite estaremos dando um passo importância para solucionar esses problemas”, acredita Lázaro.
O Conselho Estadual do Leite de Rondônia (Conseleite) é formado por 50% de produtores e 50% de representantes de laticínios e tem a finalidade de trabalhar o crescimento do setor como um todo.
Hoje, segundo o secretário estadual de agricultura, Rondônia tem aproximadamente 40 mil propriedades que desenvolvem atividade leiteira, o que representa 2,2 milhões de litros de leite por dia. Rondônia é o oitavo maior produtor de leite do país e o primeiro da região norte.
Fonte: Jesualdo
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç