Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

União reconhece estado de emergência em 388 cidades


O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência por conta de estiagem na Paraíba e em Pernambuco e pela seca que tem afetado o estado do Ceará. Ao total são 388 cidades nordestinas citadas em portarias publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23).

As informações técnicas que apontam o estado de emergência das localidades foram geradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), que leva em conta dados hidrometeorológicos de órgãos federais e estaduais.

O reconhecimento da situação de emergência agiliza os trâmites para que as cidades recebam ajuda federal de assistência às vítimas de desastres naturais e outras ações emergenciais.

A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela falta de chuvas, mas existe uma pequena diferença entre seca e estiagem, pois estiagem é o fenômeno que ocorre num intervalo de tempo em uma região, já a seca é permanente.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional e Governo de Tocantins

Gente de OpiniãoSábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)