Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Uma visita à fartura do Ver-o-Peso, o coração pulsante de Belém



BELÉM, Pará – O galo canta às 7h30. Aliás, canta o tempo todo, desde a madrugada. Patos, codornas e passarinhos se alvoroçam nas gaiolas. Varredores saem limpando o chão, sem se importar muito com quem passa. O dia nasce e o grande mercado Ver-O-Peso respira às margens da Baía de Guajará.

Em março o Ver-O-Peso completou 383 anos, oferecendo atualmente à cidade uma fartura de legumes, frutas — bacuri, pupunha, tucumã, muruci, piquiá e taperebá — e cereais.

O prédio construído em 1688 concentra as bancas de peixe fresco desembarcados diariamente no cais. Em março o Ver-O-Peso completou 383 anos, oferecendo à cidade uma fartura de legumes, frutas diversas, cereais, peixe-frito, tacacá, tucupi, caruru, açaí, mandioca, beijus, sabão de cacau, farinha e outros derivados, cupuaçu, castanhas, salgados diversos, roupas e camisetas.

Peças de ferro e alumínio esparramadas pelo chão exigem o cuidado para o freguês não tropeçar. No alto da pequena arquibancada de cimento estão expostas peças de artesanato — peneiras, paneiros, abanos, tipiti, cestos etc.

Há remédios para todas as necessidades: óleo de anta, andiroba, óleo de jibóia, copaíba. Para curar a tosse e doenças da garganta, destacam-se chá de gengibre ou de alho-macho...CLIQUE E LEIA MAIS EM "AMAZÔNIAS" COM EDITORIA ESPECIAL DO JORNALISTA DE OPINIÃO MONTEZUMA CRUZ.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)