Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Um Grito por Direitos


 
 

Luiz Bassegio e Luciane Udovic *

Adital - No dia 7 de setembro, serão realizadas, em todo Brasil, as mobilizações da 14ª edição do Grito dos Excluídos/as. Neste ano o lema é " Vida em Primeiro Lugar. Direitos e Participação Popular". Como acontece todos os anos, as mobilizações devem levar às ruas de todo o Brasil, mais de 500 mil pessoas. É preciso que o povo participe dos processos de tomada de decisão para a conquista dos seus direitos. Não apenas para garantir os direitos já consolidados pela Constituição Federal, mas também para ampliá-los. A ordem é "Universalizáção Já!". Devem ter destaque nas mobilizações os temas do meio ambiente, os biocombustíveis, o agronegócio, além dos direitos por moradia e saúde e a questão da terra e reforma agrária.

Um dos principais eixos do Grito este ano em relação à questão do projeto popular é a democracia direta e participativa, visando à elaboração e execução de projetos para melhoria da vida das pessoas e do controle social sobre a coisa pública. Outro eixo é o da soberania nacional, que abrange todas as questões relacionadas à dívida, à política econômica, aos recursos naturais e à diversidade.  O Grito afirma a necessidade de pensarmos rumos diferentes para o Brasil, em que não se priorize o capital financeiro, as monoculturas agroexportadoras e os transgênicos, mas sim a agricultura familiar, tendo em vista que  é a agricultura familiar que mais gera empregos no Brasil e que produz alimentos bons e baratos para a população.

Em relação aos direitos, o Grito critica a onda de propostas de reformas conservadoras que buscam retirar os direitos sociais básicos da população. A Reforma Tributária que vem sendo proposta desconstitucionaliza direitos já conquistados e desconstrói toda a política pública de direitos sociais suprimindo fontes que garantem os recursos para a seguridade social.

Para o sucesso das mobilizações do dia 7 e a continuidade do processo para os demais anos, o grito aposta nas ações locais em parceria com a Assembléia Popular. Uma parceria que vem contribuindo de maneira determinante para organizar o povo nos locais, municípios e bairros; o  Grito dos Excluídos/as não é apenas reivindicatório, de conquistas imediatas. Aposta num processo de ampla mobilização popular para resolver os problemas do país. Apostamos ainda no saldo organizativo que estas ações resultam. O dia 7 é o auge das mobilizações, mas a partir desta empolgação, é preciso que o povo continue se organizando, tendo em vista a construção do projeto popular alternativo que atenda as demandas da população.

 Em relação às eleições o Grito vê como uma boa oportunidade de se debater o projeto que queremos para o Brasil e é preciso que as vitórias eleitorais se transformem de fato em vitórias sociais que contribuam na forma de se fazer política, onde o povo tenha vez e voz, seja ouvido e participe das decisões que dizem respeito à sua vida.

A ousadia de dar voz aos (às) excluídos(as) é uma das maiores conquistas simbólicas do Grito. Mudamos a cara do 7 de setembro. Antes só desfiles, tanques, soldados e cavalos. Hoje, temos uma grande mobilização nacional que mostra que a Nação não é só isso. É gente que não tem trabalho, meninos(as) na rua, migrantes, sem terra e sem teto e uma imensa diversidade. 

* Secretaria Continental do Grito dos Excluídos/as

Fonte: ADITAL

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)