Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

UBAM vai a Justiça contra aumento de tarifa de luz no Estado do Amazonas



Ele disse que o processo é contra a Manaus Energia, que também controla a extinta Companhia Energética do Amazonas (Ceam), pelo "aumento abusivo e acima dos índices inflacionários"

O presidente nacional da União Brasileira de Municípios (UBAM) divulgou nota, dando conta de que a UBAM apresentará ação judicial contra o aumento da conta de luz residencial da ordem de 15,08, índice superior ao adotado por concessionárias de energia em outros estados do país.

O reajuste aplicado foi de 15,08% para os clientes residenciais. No caso das indústrias, a conta vai subir até 15,06%. Já na Ceam, os consumidores residenciais terão reajuste de 19,16% e as indústrias, de 21,65%. Esses reajustes nas contas de luz foram considerados pelo presidente da UBAM como medida irresponsável, favorecendo o lucro abusivo e a tentativa de descontrolar a economia do Estado do Amazonas, sobretudo em relação ao comércio e a indústria, o que fará refletir nos preços ao consumidor, que também é injustiçado e sem perceber aumento salarial dessa natureza.

Ele disse que esse aumento demonstra a inércia da agência reguladora em relação à fiscalização e manutenção do fornecimento de serviços de interesse público, sem que a população seja roubada e enganada. "O pior é que a Aneel é conivente com essa maneira esdrúxula de fornecer bem de serviço, que é obrigação do Estado mantê-lo em prol da população". Frisou.

Leonardo Santana criticou a Anel por ter autorizado o aumento e estranhou que outras companhias concessionárias de energia, nos estados de Alagoas, Piauí e Maranhão, tenham concedido reajuste entre 10 a 10,7%, diferente do que acontece no Amazonas, onde uma companhia quer obrigar ao consumidor o pagamento de uma das tarifas mais cara para os consumidores domésticos, para uma inflação em torno de 6% no período.

O presidente da UBAM afirmou que, se as organizações municipalistas não atentarem para esses abusos, os Municípios terão sérios prejuízos nas suas arrecadações e também sentirão os reflexos no comércio e na indústria.

Ele garantiu que conseguirá na Justiça federal uma liminar suspendendo o reajuste, pois segundo ele, a justiça séria e independente, não se dobrará aos caprichos do setor da especulação econômica.

Leonardo está solicitando a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas a realização de uma audiência pública, objetivando uma ampla discussão sobre o aumento, com a participação de representantes da Manaus Energia e da Aneel, com as entidades de classe, sindicatos e a OAB.

Fonte:  Ubam

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)