Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

TSE nega recursos de Expedito Júnior e mantém cassação do senador


Ministro Marco Aurélio Mello criticou Senado por descumprir o afastamento. Para ele, decisão do Senado mostra que Brasil deve 'fechar para balanço'.

Diego Abreu
Do
G1, em Brasília

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na noite desta terça-feira (3) três recursos apresentados pelo senador Expedito Júnior (PSDB-RO), por um suplente e pelo partido do suplente contra decisão da própria Corte, que, em junho, havia confirmado a cassação do mandato do parlamentar e de seus respectivos suplentes. Desde então, o Senado descumpre a determinação judicial de afastar o senador o cargo.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu um mandado de segurança a Acir Gurgacz (PDT-RO), segundo colocado na eleição de 2006 para o cargo de senador por Rondônia. Amedida determina o afastamento imediato de Expedito e a posse de Gurgacz.

Durante a sessão do TSE em que os recursos de Expedito foram negados, o ministro Marco Aurélio Mello criticou o fato de o Senado estar postergando o cumprimento da ordem de afastamento do senador e classificou a demora no cumprimento de uma decisão judicial como uma “perda de parâmetros e inversão de valores”.

“O que estarrece e aí ficamos muito preocupados com a quadra vivida, é que uma decisão do Supremo tenha o cumprimento postergado [...] Não sei. Talvez a quadra seja sinalizadora de fecharmos o Brasil para balanço”, disse o ministro.

Voto vencido

Na última quinta-feira (29), Marco Aurélio foi o único dos ministros do Supremo a se posicionar contra o afastamento imediato de Expedito, por considerar que o senador deveria ficar no cargo até que o processo “transitasse em julgado”, quando a cassação não fosse mais passível de recursos. Apesar de ter sido voto vencido, nesta noite ele se mostrou "indignado" com o fato de uma decisão da Suprema Corte estar sendo desrespeitada.

Nesta terça à tarde, o presidente do STF, Gilmar Mendes, disse que tem a “convicção” de que o Senado irá cumprir rapidamente a decisão. “Eu me recuso a acreditar que o Senado está a recusar o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal. Eu tenho a absoluta convicção de que a decisão será cumprida o mais rápido possível”, disse.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou na semana passada a saída imediata de Expedito e marcou a posse de Gurgacz para esta terça-feira (3). O senador do PSDB, no entanto, recorreu e, nesta tarde, a Mesa Diretora da Casa decidiu encaminhar o recurso à CCJ. A decisão adiou a saída de Expedito do cargo.

Denúncia

De acordo com a acusação acatada pelos ministros do TSE em junho, funcionários de uma empresa de propriedade do irmão do senador cassado, Irineu Gonçalves Ferreira, foram orientados a votarem na coligação de Expedito e a conquistarem votos de amigos e familiares em troca do pagamento de R$ 100.

Em nota divulgada à imprensa na semana passada, Expedito Júnior informou que respeita a decisão judicial do STF, mas disse entender que “não lhe foi dado direito a ampla defesa, conforme previsto na Constituição Federal, uma vez que ainda não transitou em julgado a decisão do TSE sobre seu processo de cassação”. 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)