Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

TSE: 1.773 políticos podem perder o mandato


Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até a noite de hoje (30) havia recebido 1.773 pedidos de partidos para a retomada dos mandatos dos parlamentares que abandonaram as legendas, os chamados infiéis.

O número de pedidos é referente a 18 estados e, segundo o TSE, pode aumentar, porque nem todos os tribunais regionais concluíram as autuações dos processos ajuizados até a noite de ontem (29).

A fidelidade partidária definida em outubro pelo TSE na Resolução nº 22.610, estabeleceu prazo até ontem para a apresentação dos pedidos de decretação de perda de cargo eletivo por partidos políticos para os parlamentares que haviam trocado de legenda.

A partir de hoje, segundo o TSE, será contado o prazo de 30 dias para apresentação dos pedidos pelo Ministério Público Eleitoral ou por pessoa que tenha interesse jurídico. O tribunal lembrou, em nota, que as hipóteses de "justa causa" previstas na resolução são "incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; e grave discriminação pessoal".

O maior número de pedidos é do estado de São Paulo ((304) e o menor, do Acre (dois).

Fonte: Agência Brasil

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Domingo, 8 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)