Quinta-feira, 10 de setembro de 2009 - 12h32
Amanda Mota
Agência Brasil
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) quer estimular a participação popular na fiscalização das contas públicas e esclarecer os cidadãos sobre as atividades da Corte. Para isso, começa amanhã (11) a primeira etapa do projeto Vivendo o TCE, que pretende divulgar, de forma simples, a rotina de trabalho e a importância do tribunal para a sociedade.
A primeira fase do projeto, com a visitação de escolas públicas de Manaus, é destinada a estudantes de 6ª a 9ª séries. A programação inclui palestras, distribuição de material informativo e a apresentação de vídeo institucional. As visitas as escolas serão feitas por funcionários do próprio tribunal e terão duração de 40 minutos, em média. Até o mês de dezembro, pelo menos dez escolas participarão das atividades.
“Vamos mostrar aos os estudantes, tanto da rede pública, quanto da particular, como acontecem as inspeções, os julgamentos de processos e outros. Sabemos que eles vão levar essas informações para pais e outros parentes”, explica o presidente do TCE do Amazonas, Raimundo José Michiles.
Além, dos estudantes de nível fundamental, o tribunal também se prepara para levar essas informações a instituições de nível superior. Três módulos de atividades já estão programados. “Nossa expectativa é fazer com que a sociedade entenda o que é o Tribunal de Contas e suas responsabilidades”, afirmou Michiles.
O projeto Vivendo o TCE faz parte do Programa de Modernização do Controle Externo Brasileiro (Promoex), que pretende modernizar e fortalecer os Tribunais de Contas estaduais, do Distrito Federal e dos municípios. A ideia é garantir a integração nacional dos tribunais e aumentar a eficácia das suas ações, sobretudo quanto à fiscalização exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em todo país, o Promoex é financiado pelo governo federal com recursos do Banco Interamericano de desenvolvimento (BID).
Nos estados brasileiros, os Tribunais de Contas atuam como órgão de controle externo. Eles fiscalizam a execução de programas, projetos e a movimentação dos recursos orçamentários. Os resultados quanto à eficiência e efetividade da gestão pública dos outros órgãos sob a jurisdição dos tribunais também são avaliados.
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do