Sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 - 20h36
Da Agência Brasil, com R7
Acre, Maranhão e Amapá já terão novos governadores logo após a meia-noite desta sexta-feira (31). Tião Viana (PT), Roseana Sarney (PMDB) e Camilo Capiberibe (PSB) vão assumir, respectivamente, os cargos nesses Estados.
O motivo para antecipar a cerimônia de posse nada tem a ver com a festa e os fogos da virada do ano, segundo as assessorias de imprensa.
Os novos governadores escolheram a data e o horário porque precisam partir para Brasília o quanto antes, já que vão acompanhar a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no início da tarde. Os três embarcam para a capital ainda na madrugada de sábado (1º).
Além de Viana, Roseana e Capiberibe, 15 governadores confirmaram presença na posse presidencial, inclusive nomes da oposição, como os tucanos Geraldo Alckmin, de São Paulo; Beto Richa, de Curitiba; Teotonio Vilela, de Alagoas; Marconi Perilo, de Goiás;a Siqueira Campos, do Tocantins; Simão Jatene, do Pará; e Anchieta Junior, de Roraima.
O único governador do PSDB que ficará de fora da festa de Dilma será o mineiro Antonio Anastasia, que marcou sua posse para o mesmo horário da presidente eleita, às 14h30.
Eleitos pelo DEM, os governadores Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, e Ricardo Colombo, de Santa Catarina, não irão a Brasília para a posse de Dilma. Os dois tomarão posse em seus Estados no início da noite.
Estão confirmados na posse presidencial os petistas Jaques Wagner, da Bahia; Marcelo Déda, de Sergipe; Agnelo Queiroz, do Distrito Federal; e Tarso Genro, do Rio Grande do Sul. Os peemedebistas Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e Silval Barbosa, de Mato Grosso do Sul também estarão no evento. Filiados ao PSB, os governadores Eduardo Campos, de Pernambuco; Cid Gomes, do Ceará; e Renato Casagrande, do Espírito Santo,confirmaram presença.
A maioria dos governadores deve tomar posse durante a manhã do sábado. Entre as exceções estão Omar Aziz (PMDB), governador eleito do Amazonas, Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba e Confúcio Moura (PMDB), de Rondônia, que receberão os cargos à tarde e não poderão acompanhar a transmissão presidencial.
Wilson Martins, governador reeleito do Piauí, que passou por uma cirurgia na última semana, também não vai participar da posse da presidente eleita.
A assessoria do governo de Mato Grosso do Sul não confirmou a participação do governador André Puccinelli (PMDB) na posse de Dilma
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç
Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação