Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Três governadores tomam posse na virada do ano



Da Agência Brasil, com R7

Acre, Maranhão e Amapá já terão novos governadores logo após a meia-noite desta sexta-feira (31). Tião Viana (PT), Roseana Sarney (PMDB) e Camilo Capiberibe (PSB) vão assumir, respectivamente, os cargos nesses Estados.

O motivo para antecipar a cerimônia de posse nada tem a ver com a festa e os fogos da virada do ano, segundo as assessorias de imprensa.

Os novos governadores escolheram a data e o horário porque precisam partir para Brasília o quanto antes, já que vão acompanhar a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no início da tarde. Os três embarcam para a capital ainda na madrugada de sábado (1º).

Além de Viana, Roseana e Capiberibe, 15 governadores confirmaram presença na posse presidencial, inclusive nomes da oposição, como os tucanos Geraldo Alckmin, de São Paulo; Beto Richa, de Curitiba; Teotonio Vilela, de Alagoas; Marconi Perilo, de Goiás;a Siqueira Campos, do Tocantins; Simão Jatene, do Pará; e Anchieta Junior, de Roraima.

O único governador do PSDB que ficará de fora da festa de Dilma será o mineiro Antonio Anastasia, que marcou sua posse para o mesmo horário da presidente eleita, às 14h30.

Eleitos pelo DEM, os governadores Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte, e Ricardo Colombo, de Santa Catarina, não irão a Brasília para a posse de Dilma. Os dois tomarão posse em seus Estados no início da noite.

Estão confirmados na posse presidencial os petistas Jaques Wagner, da Bahia; Marcelo Déda, de Sergipe; Agnelo Queiroz, do Distrito Federal; e Tarso Genro, do Rio Grande do Sul. Os peemedebistas Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro, e Silval Barbosa, de Mato Grosso do Sul também estarão no evento. Filiados ao PSB, os governadores Eduardo Campos, de Pernambuco; Cid Gomes, do Ceará; e Renato Casagrande, do Espírito Santo,confirmaram presença.

A maioria dos governadores deve tomar posse durante a manhã do sábado. Entre as exceções estão Omar Aziz (PMDB), governador eleito do Amazonas, Ricardo Coutinho (PSB), da Paraíba e Confúcio Moura (PMDB), de Rondônia, que receberão os cargos à tarde e não poderão acompanhar a transmissão presidencial.

Wilson Martins, governador reeleito do Piauí, que passou por uma cirurgia na última semana, também não vai participar da posse da presidente eleita.

A assessoria do governo de Mato Grosso do Sul não confirmou a participação do governador André Puccinelli (PMDB) na posse de Dilma


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)