Segunda-feira, 5 de maio de 2008 - 15h49
Marco Antonio Soalheiro
Agência Brasil
Brasília - O líder dos arrozeiros de Roraima, Paulo César Quartiero, disse hoje (5) em entrevista à Agência Brasil que seus funcionários dispararam tiros contra índios em defesa a uma tentativa de invasão à fazenda Depósito, de sua propriedade, que fica dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
De 50 a 100 índios invadiram a fazenda e meu pessoal foi pedir para que se retirassem. Eles chegaram atirando flechas e aí houve o confronto, alegou Quartiero. Também estamos com seis feridos em Pacaraima [município vizinho à reserva, onde Quartiero é prefeito], acrescentou.
Hoje, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) divulgou hoje (5) nota informando que dez índios da reserva teriam sido baleados por jagunços do líder dos arrozeiros Paulo César Quartiero.
O arrozeiro disse que os índios aproveitaram a desmobilização de seu grupo após a suspensão da Operação Upatakon 3, que visava retirar os não-índios da reserva. Ele afirmou que aguarda uma manifestação favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a permanência dos produtores na área, mas garantiu que não aceitará agressões: Com certeza nós vamos nos defender.
Quartiero defende que a manutenção da ordem e da paz social na reserva seja feita pelo Exército brasileiro, pois vê ressalvas no trabalho da Polícia Federal na região.
A PF está comprometida porque é parcial e só enxerga o lado dos índios. É uma polícia política, que protege o interesse do rei, afirmou.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)