Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

TIROS CONTRA ÍNDIOS FORAM REVIDE A FLECHADAS



Marco Antonio Soalheiro
 Agência Brasil
  

Brasília - O líder dos arrozeiros de Roraima, Paulo César Quartiero, disse hoje (5) em entrevista à Agência Brasil que seus funcionários dispararam tiros contra índios em defesa a uma tentativa de invasão à fazenda Depósito, de sua propriedade, que fica dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

“De 50 a 100 índios invadiram a fazenda e meu pessoal foi pedir para que se retirassem. Eles chegaram atirando flechas e aí houve o confronto”, alegou Quartiero. “Também estamos com seis feridos em Pacaraima [município vizinho à reserva, onde Quartiero é prefeito]”, acrescentou.

Hoje, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) divulgou hoje (5) nota informando que dez índios da reserva teriam sido baleados por “jagunços do líder dos arrozeiros Paulo César Quartiero”.

O arrozeiro disse que os índios aproveitaram a desmobilização de seu grupo após a suspensão da Operação Upatakon 3, que visava retirar os não-índios da reserva. Ele afirmou que aguarda uma manifestação favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a permanência dos produtores na área, mas garantiu que não aceitará agressões: “Com certeza nós vamos nos defender”.

Quartiero defende que a manutenção da ordem e da paz social na reserva seja feita pelo Exército brasileiro, pois vê ressalvas no trabalho da Polícia Federal na região.

“A PF está comprometida porque é parcial e só enxerga o lado dos índios. É uma polícia política, que protege o interesse do rei”, afirmou.

 

Mais Sobre Política - Nacional

Bolsonaro anuncia aumento do piso dos professores

Bolsonaro anuncia aumento do piso dos professores

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede soci

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo