Sexta-feira, 18 de março de 2016 - 16h44
A revista britânica The Economist publicou hoje (18) artigo sobre o atual cenário político-econômico brasileiro. No texto, a revista afirma que a decisão do juiz federal Sérgio Moro de liberar a gravação de uma conversa telefônica entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff pode configurar violação de privacidade.
“Liberar a gravação de uma conversa em que uma das partes, nada menos que a presidenta, não está formalmente sob investigação e goza de fortes proteções institucionais parece ser uma violação de sua privacidade. No passado, o Sr. Moro pareceu, por vezes, ter ido longe demais em sua obstinada perseguição pela corrupção”, publicou a revista.
Ao tratar especificamente da decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta Neto de suspender a nomeação e a posse do ex-presidente como ministro-chefe da Casa Civil, a revista britânica avalia que o confronto entre o governo brasileiro e o Poder Judiciário acaba de ficar "ainda mais estranho e implacável".
"O papel de Lula seria reunir o Congresso atrás da Sra. Rousseff e, não menos importante, afastar seu impeachment [sob acusação de que ela teria usado artifícios de contabilidade para esconder o tamanho do déficit orçamentário]. Os congressistas devem começar a discutir a moção de impeachment esta semana, depois de meses de disputa processual”, destacou a revista The Economist.
Sob o título Interrupção do retorno de Lula ao governo espalha novos protestos e suspeitas, a publicação sugere que a sobrevivência de Dilma no cargo vai depender, em grande parte, de uma possível decisão do PMDB de permanecer como partido de coalizão. O veredito, segundo a revista, deve sair até a metade de abril.
“A opinião pública – sobretudo a elite empresarial, parcela próxima ao PMDB – pressiona o partido para a saída. Durante comícios na noite do dia 16 de março, a fachada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na Avenida Paulista, se acendeu com o letreiro: Renúncia já.”
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)