Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Temer recua de novo. Agora, diante do mercado


Temer recua de novo. Agora, diante do mercado - Gente de Opinião

Gente de Opinião247 – Começa a ficar claro que o presidente interino Michel Temer (PMDB) não vai conseguir entregar sua mercadoria, cumprir as promessas que lhe deram apoio maciço no golpe parlamentar contra Dilma Rousseff. Após anunciar a recriação do Ministério da Cultura, recuando do compromisso de extinguir ministérios, agora é a vez de Temer furar com o mercado. Reunido com a equipe econômica, medidas de austeridade foram afastadas.

O ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Romero Jucá, afirmaram nesse sábado (21) que as primeiras medidas econômicas não envolverão aumento de impostos, como recriação da CPMF, e a reforma na Previdência, que aumentaria a idade mínima para o trabalhador se aposentar.

As medidas que restaram serão anunciadas no final da manhã de terça-feira (24) para que antes possam ser apresentadas ao presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). A previsão inicial era de que elas fossem divulgadas na segunda-feira (23).

Temer, que recuou da extinção do MinC por pressão da classe artística, dá agora um novo passo atrás por conta de resistências do Congresso, responsável por colocar o peemedebista onde está, em aprovar medidas altamente impopulares.

"Não estamos no momento contemplando aumento de impostos. Não estamos descartando, dizendo que nunca será aumentado o imposto, mas no momento não estamos contemplando o aumento", disse Meirelles. "Não podemos começar a construir um arcabouço de fortalecimento econômico falando em aumento de impostos. Aumento de impostos é algo que, em tese, pode ser discutido em um futuro não muito próximo, se for necessário. Não é nosso cenário agora", disse Jucá. "Nem Previdência e nem aumento da carga tributária", completou.

Também participou da reunião o secretário de Parcerias do governo, Moreira Franco, no escritório do presidente em exercício, na zona sul de São Paulo. No fim da tarde, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, chegou ao local.

Juca diz que Temer tem ouvido pessoas importantes de diversos setores, como Trabuco.

As medidas que o governo anunciará são as consideradas as mais relevantes, disse Meirelles. "Não há duvida de que medidas anunciadas na terça feira não vão esgotar tudo aquilo que está em estudo e que poderá ser anunciado posteriormente", disse. "Vamos anunciar as medidas que hoje consideramos mais importantes e que serão implementadas imediatamente, no sentido de, ou serem medidas administrativas e que podem ser simplesmente executadas, ou medidas a serem propostas ao Congresso Nacional no devido tempo."

Meirelles afirmou que o governo tem de adotar medidas que sejam fortes e decisivas. Segundo o ministro, "a conclusão do déficit maior do que pensávamos acentua a necessidade de medidas mais sérias para que se possa reverter isso."

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)