Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Temer dá aval para retomar debate sobre limitação de partidos


Temer dá aval para retomar debate sobre limitação de partidos - Gente de Opinião

247 – A eleição para presidente da Câmara nessa semana, que teve 14 candidatos (mas chegou a ter 17), trouxe à tona o debate sobre a imposição de uma cláusula de barreira para limitar a criação de partidos políticos no País.

Diante de um Congresso fragmentado e uma base dividia, o presidente interino, Michel Temer, acaba de dar aval para que grandes partidos aliados, como o PSDB e o DEM, e o seu próprio PMDB retomem a discussão sobre a proposta.

De acordo com reportagem de Caio Junqueira e Isabela Bonfim, do Estado de S. Paulo, o primeiro passo foi dado já no dia seguinte à eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a sucessão de Eduardo Cunha.

O novo presidente da Câmara recebeu de Aécio Neves (PSDB-MG), em uma visita ao gabinete do tucano, uma emenda elaborada por Ricardo Ferraço (PSDB-ES) nesse sentido.

Em 2005, o Congresso aprovou uma cláusula de 5% (percentual mínimo de votos válidos que cada partido deve obter nas eleições para ter direito ao Fundo Partidário e ao tempo de TV e atuação parlamentar), mas por meio de uma ação movida por pequenos partidos, o STF julgou a mudança inconstitucional em dezembro de 2006.

A proposta de Ferraço entregue por Aécio a Rodrigo Maia prevê uma adoção gradual da cláusula, a fim de não confrontar com a decisão do STF: seriam 2% em 2018 distribuídos em 14 Estados e 3% em 2022.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)