Sábado, 16 de julho de 2016 - 09h07

247 – A eleição para presidente da Câmara nessa semana, que teve 14 candidatos (mas chegou a ter 17), trouxe à tona o debate sobre a imposição de uma cláusula de barreira para limitar a criação de partidos políticos no País.
Diante de um Congresso fragmentado e uma base dividia, o presidente interino, Michel Temer, acaba de dar aval para que grandes partidos aliados, como o PSDB e o DEM, e o seu próprio PMDB retomem a discussão sobre a proposta.
De acordo com reportagem de Caio Junqueira e Isabela Bonfim, do Estado de S. Paulo, o primeiro passo foi dado já no dia seguinte à eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a sucessão de Eduardo Cunha.
O novo presidente da Câmara recebeu de Aécio Neves (PSDB-MG), em uma visita ao gabinete do tucano, uma emenda elaborada por Ricardo Ferraço (PSDB-ES) nesse sentido.
Em 2005, o Congresso aprovou uma cláusula de 5% (percentual mínimo de votos válidos que cada partido deve obter nas eleições para ter direito ao Fundo Partidário e ao tempo de TV e atuação parlamentar), mas por meio de uma ação movida por pequenos partidos, o STF julgou a mudança inconstitucional em dezembro de 2006.
A proposta de Ferraço entregue por Aécio a Rodrigo Maia prevê uma adoção gradual da cláusula, a fim de não confrontar com a decisão do STF: seriam 2% em 2018 distribuídos em 14 Estados e 3% em 2022.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)