Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Temer achou anulação do impeachment na Câmara inusitada



Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

O senador José Maranhão (PMDB-PB), disse hoje (9) que o vice-presidente Michel Temer achou a decisão do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a decisão da Casa que aprovou a continuidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff de “inusitada”.

“Ele fez um comentário que qualquer pessoa de bom senso faz: foi uma coisa inusitada e não esperada”, disse Maranhão ao deixar, na tarde de hoje, o Palácio do Jaburu, onde almoçou com Temer e os senadores Vicentinho Alves (PR-TO) e Roberto Rocha (PSB-MA). “A cabeça das pessoas é sempre uma caixa de surpresas. Eu nunca pude imaginar que o presidente substituto [sic], pudesse sair como uma ideia desse tipo. Mas cada cabeça é um mundo”, acrescentou.

Durante uma rápida conversa com jornalistas, na saída do Jaburu, Maranhão disse ter encontrado o vice-presidente tranquilo, mas surpreso com a decisão: “O presidente [sic] está surpreso. Como, aliás, acredito que toda pessoa de bom senso está surpresa com essa decisão, que me parece, a mim, uma coisa estapafúrdia. Eu senti que o presidente está absolutamente tranquilo em relação a essa questão e outras inerentes ao processo político do pré-impeachment”.

Maranhão disse que caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) decidir sobre a questão: “Estamos diante de um fato novo. Por mais inusitado que ele seja, é um fato novo e compete ao presidente do Senado decidir sobre essa questão. A votação [sobre o afastamento de Dilma no Senado] já está aprazada para a próxima quarta-feira e acredito que essa decisão agora é do presidente do Senado”.

Na saída, o senador que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) disse que iria para uma reunião do colegiado para tratar do processo de cassação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). Questionado se também iria se reunir com Renan para debater a decisão do presidente interino da Câmara, Maranhão, que é aliado de Calheiros, respondeu que não foi convidado e brincou com o fato de ter o mesmo sobrenome do deputado Waldir Maranhão. “Cuidado com o Maranhão que vocês estão chamando”, disse a jornalistas.

Na manhã desta segunda-feira, Temer se reuniu com o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, com o ex-ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e com o empresário Abílio Diniz. O vice tem mantido uma rotina de reuniões para articular um possível governo, caso assuma a presidência da República.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)