Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Tecnologias mudam serviços e melhoram qualidade de vida nos Municípios



Promover a inclusão digital e social em todos os Municípios brasileiros é o novo objetivo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Tendo em vista as discussões cada vez mais intensas em torno das Cidades Digitais, a entidade, por meio do Portal Municipal, acredita que este seja o grande desafio para 2010.

A ideia da CNM é fortalecer ainda mais o municipalismo e somar mais exemplos ao crescente número de Municípios que colhem bons resultados, após investirem em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

Para conquistar efetivos resultados com a inclusão digital, a Confederação chama atenção para a necessidade de oferecer renda e educação à população. Este foi um dos primeiros passos dos gestores de Macaé (RJ), Piraí (RJ) e Pedreira (SP), por exemplo. Todos estes Municípios mostraram por que servem de modelo até mesmo para o governo federal.

Macaé (RJ) desenvolve atualmente 27 projetos que visam o desenvolvimento tecnológico local. Coordenados pela secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, as políticas locais oferecem acesso gratuito à Internet, cursos de montagem de computadores para jovens e Lan Houses Públicas. São 18 quilômetros de fibras óticas interligando o Município e facilitando o trabalho dos servidores.

O Macaé Inteligente é um dos exemplos do uso da tecnologia para a promoção social. Criado em 2007, o projeto oferece aulas em três turnos para os adolescentes da região. O curso ensina principalmente a manutenção de computadores, que depois de montados são enviados para as 18 Lan houses.

Para o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, “Impulsionar o desenvolvimento humano na mesma velocidade que o econômico é nossa prioridade, como na ampliação do acesso digital gratuito para a população carente”. Ele afirma que, a democratização do acesso à Internet em bairros periféricos é uma forma de levar à criança, ao jovem e ao adulto maiores possibilidades de educação e emprego.

Pedreira (SP) 

Em outro caso, como no Município paulista de Pedreira, o prefeito Hamilton Bernardes compara o acesso à Internet com a Educação básica. “Hoje quem não está conectado passa a ser analfabeto, porque tem restrições e não recebe todo o conteúdo disponível em rede”, expõe.

Para Hamilton, vale a pena aplicar recursos em TIC’s, pois o custo é muito baixo e o resultado da iniciativa é altamente positivo. “Eu já investi R$ 800 mil em tecnologia para os moradores. É algo muito barato levando em conta a soma de benefícios que a população incorpora nessa atividade ao seu dia-a dia”, afirma.

A comparação feita pelo prefeito Hamilton vai além das fronteiras de Pedreira. Em Piraí (RJ), a prefeitura, em parceira com os governos estadual e federal, fez o diferencial ao oferecer um laptop a cada aluno da rede pública local. É o Projeto UCA – Um Computador por Aluno.
Segundo relato do prefeito Arthur Ferreira, após o início do projeto, a educação no Município mudou totalmente. “Houve melhor rendimento dos alunos, a evasão escolar diminuiu e os professores estão muito motivados”, conta orgulhoso. O projeto teve inicio em 2007 e no primeiro semestre deste ano chegou a 100% das escolas e a todos os estudantes.

Para a CNM, além de investir em equipamentos (TIC’s), os Municípios devem seguir outros dois passos: qualificar os gestores locais para trabalhar com sites, softwares e ferramentas e, posteriormente, buscar a participação dos cidadãos.

Segundo a Confederação, não há como obter sucesso em projetos digitais sem qualquer um destes três itens. É isso que os governos devem buscar antes da implantação de projetos de inclusão digital. 

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)