Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

TCE-RO responde consulta sobre teto remuneratório


 

Em sessão plenária realizada no último dia 17, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) decidiu sobre consulta formulada pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado (Iperon), envolvendo questões relativas à aplicação do teto constitucional remuneratório para agentes e servidores públicos.

 

De acordo com entendimento materializado, de forma pedagógica, em voto aprovado por unanimidade pelo Pleno da Corte, para efeitos de averiguação do teto deve-se ter como valor de referência a remuneração recebida por ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente estabelecido em R$ 33.763,00.

 

No caso do Estado de Rondônia, ainda segundo o TCE, há três subtetos: um para o Executivo (equivalente a remuneração do governador), outro para o Legislativo (equivalente à remuneração dos deputados estaduais) e mais um para o Poder Judiciário (90,25% da remuneração dos ministros do STF) – este valendo também para membros do Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Procuradoria do Estado.

 

Em relação aos municípios, o subteto é igual à remuneração do prefeito. Dessa forma valores que ultrapassarem os limites estabelecidos configuram violação à regra constitucional e devem ser estornados, ou seja, devolvidos aos cofres públicos.

 

VANTAGEM PESSOAL

 

Quanto à aplicação do limite máximo quando houver vantagem pessoal incorporada (quintos, anuênios, entre outros), a decisão plenária esclarece que, para os que ingressaram antes da Emenda Constitucional nº 41/2003, a análise deve ser feita caso a caso, visando avaliar a legitimidade na percepção da referida vantagem. Para os que entraram no serviço público após a EC 41/2003, o recebimento de valor acima do teto máximo remuneratório é inconstitucional e, portanto, deve ser estornado.

 

Já para os agentes públicos amparados por decisão judicial transitada em julgado, o Pleno do TCE destaca que a vantagem pode ser recebida junto com o subsídio, desde que essa possibilidade esteja prevista na decisão judicial; ou que a decisão não tenha como amparo regime jurídico que não exista mais; ou então que os valores não ultrapassem o subsídio limite dos ministros do STF, bem como aqueles fixados para o Estado e os municípios, salvo se a decisão do Judiciário tiver expressamente determinado a possibilidade de ultrapassar o teto fixado.

 

Por fim, ainda em resposta ao órgão consulente, o TCE-RO esclarece, de forma minuciosa, quando se deve distinguir, para se aplicar o teto, as vantagens concedidas administrativamente, inclusive no que se refere à aplicação da lei vigente à época e aquelas concedidas judicialmente.

 

A decisão aprovada pelo Pleno, cuja íntegra pode ser conferida no Diário Oficial eletrônico da Corte de nº 1.008, publicado nesta quarta-feira (7), passa agora a integrar a consolidação de entendimentos do TCE, firmando precedente normativo no âmbito de jurisdição da Corte de Contas rondoniense, valendo, portanto, para toda a administração estadual e dos municípios.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)