Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

TCE-RO participa de reunião dos TCs do Brasil com o presidente Michel Temer


Gente de Opinião

 
No total, a comitiva contou com 40 conselheiros, sendo 31 presidentes de TCs. O TCE-RO se fez representar pelo conselheiro presidente Edilson de Sousa Silva e pelo conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas (Escon/TCE-RO).

 

A audiência durou mais de uma hora e ocorreu no salão de reuniões do Palácio do Planalto. Apenas o presidente interino Michel Temer e o presidente da Atricon e do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal, usaram da palavra. Primeiro, foi feita uma longa contextualização sobre o sistema dos Tribunais de Contas, com destaque para a necessidade da criação do Conselho Nacional, como um marco de organização e consolidação.

 

AJUSTE FISCAL

 

Considerado histórico, por ser a primeira vez que um presidente da República recebeu o sistema de Tribunais de Contas do Brasil, o encontro também teve em sua pauta as medidas de ajuste fiscal propostas pela Presidência da República ao Congresso Nacional.

 

Na ocasião, o presidente da Atricon, Valdecir Pascoal, manifestou a disposição dos Tribunais de Contas no sentido de colaborar com o momento desafiador pelo qual o Brasil passa. “Temos o desafio principal do ajuste fiscal, e os Tribunais de Contas têm essa competência para fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos”, acentuou.

TCE-RO participa de reunião dos TCs do Brasil com o presidente Michel Temer - Gente de Opinião

 

O presidente da Atricon destacou ainda que o apoio ao ajuste fiscal se dá primeiramente com uma fiscalização “cada vez com mais rigor” pelos Tribunais de Contas da correta aplicação dos recursos públicos. No encontro, os conselheiros propuseram ao presidente Temer a participação dos TCs na discussão das medidas em andamento no Congresso.

 

Já o presidente Temer elogiou o “comprometimento” dos órgãos de fiscalização. “Viemos com uma pauta republicana, o presidente gostou, fez uma grande manifestação no sentido de reconhecer nosso papel institucional e pedir o nosso apoio para a pauta do ajuste fiscal, para a pauta das concessões públicas e para a pauta da reforma previdenciária”, relatou Pascoal.

 

Por fim, Pascoal frisou que o Sistema Tribunais de Contas deseja colaborar com o esforço do governo no sentido de promover o ajuste fiscal, mas faz uma única reivindicação: “que as medidas de aprimoramento institucional sejam precedidas de um amplo debate nacional e que os princípios federativos e da isonomia sejam sobranceiros e observados em quaisquer circunstâncias”.


Atricon - Vídeo institucional

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)