Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Taxa de desemprego sobe para 15,9% em São Paulo


 
Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo aumentou de 14,7% em fevereiro para 15,9% em março. Os dados foram divulgados hoje (27) pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese.

O contingente de desempregados em março foi estimado em 1.750.000 pessoas, 133 mil a mais do que em fevereiro. O crescimento ocorre pela eliminação de 127 mil postos de trabalho, ou -1,4% do total. A População Economicamente Ativa (PEA) manteve estabilidade com 6 mil pessoas ingressando no mercado de trabalho da região, ou 0,1%.

O nível de ocupação caiu em 1,4% e o total de ocupados foi estimado em 9.257.000 pessoas. Houve queda de 4% na indústria de transformação e eliminação de 56 mil postos de trabalho. No setor de serviços, a retração foi de 1% (ou -57 mil postos) e na construção a queda foi de 2,7% (ou -18 mil postos. Em menor proporção, no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas a redução foi de 0,8% (ou -14 mil postos).

O rendimento médio real de ocupados caiu 2,2% e o dos assalariados reduziu 1,5% em fevereiro na comparação com janeiro, passando a valer a R$ 1.984 e R$ 2.040, respectivamente.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)