Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Tabelas unificadas no MP permitirá mais transparência



Mais de cem membros e servidores dos Ministérios Públicos e dos ramos do Ministério Público da União estão em Brasília para discutir a implantação das tabelas unificadas do MP. O assunto será debatido até quarta-feira, 4 de maio, no I Workshop de Tabelas Unificadas, evento realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o apoio dos Conselhos Nacionais de Procuradores-Gerais (CNPG) e de Corregedores-Gerais (CNCG) . A programação do encontro inclui palestras, grupos de trabalho e mesa de debates.

A primeira palestra do workshop foi a apresentação do histórico do projeto, conduzida por Airton Pedro Marin Filho, Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia. Ele explicou que as tabelas foram construídas a partir de informações provenientes de quem está atuando na base dos MPs. “Por isso, todos os Ministérios Públicos irão se reconhecer nas tabelas”. A implementação deve acontecer no prazo, segundo ele, e as etapas seguintes serão a integração com as Polícias e Defensorias Públicas. A integração com o Judiciário já está em curso e é um dos temas do workshop.

O objetivo da atividade é apresentar aos participantes as tabelas unificadas do MP e tratar das providências para implantação da terminologia padronizada de classes, assuntos e movimentação processual, além de discutir a integração com o Poder Judiciário. A Resolução CNMP nº 63/10 estabelece que o prazo final para adoção das tabelas unificadas nas unidades do MP em todo o País é dezembro de 2011.

As tabelas unificadas padronizam a classificação de feitos judiciais e extrajudiciais no MP, permitindo a coleta de dados estatísticos nacionais sobre a atuação do Ministério Público e a identificação dos principais temas submetidos ao Ministério Público. A iniciativa viabilizará também um melhor controle da movimentação processual e do tempo de duração dos procedimentos em tramitação no MP, além do mapeamento de gargalos e obstáculos à rápida conclusão dos processos e procedimentos.

Transparência

Na abertura do workshop, na manhã dessa terça-feira, a Conselheira Claudia Chagas, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, afirmou que o projeto das tabelas unificadas é um exemplo bem sucedido de diálogo e de integração entre os MPs, o CNMP e entidades como o CNPG e CNCG, responsáveis pelas etapas iniciais do projeto. De acordo com ela, a padronização da terminologia permitirá melhor conhecimento e avaliação tanto dos sucessos quanto das deficiências do Ministério Público, facilitando a solução dos problemas.

Para o Conselheiro Cláudio Barros, a iniciativa “não é um bom resultado do CNMP, mas um bom resultado de todo o Ministério Público”. Segundo o Conselheiro Bruno Dantas, com as tabelas, a coleta de dados sobre a atuação do MP deixará de ser uma “Torre de Babel”. A Conselheira Taís Ferraz citou o exemplo do Poder Judiciário, onde a padronização das terminologias processuais gerou “transparência e autoconhecimento”.

Fernando Grella Vieira, presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais e Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, lembrou que não é possível planejar sem que se saiba o real tamanho da Instituição e se tenha números confiáveis sobre sua atuação. “O alicerce para isso são as tabelas unificadas”, disse ele. Já Antônio Armando Lotti, presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais e Corregedor-Geral do MP-RS, afirmou que as tabelas unificadas são um projeto de fortalecimento do Ministério Público.

Fonte: MP/RO


 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)