Quinta-feira, 11 de novembro de 2010 - 15h21
FELIPE SELIGMAN
Folha Online
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu abrir ação penal contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), por suposta prática do crime de falsidade ideológica nas eleições de 1998, quanto ele concorreu ao governo de Rondônia.
Por 6 votos a 2, os ministros do Supremo aceitaram denúncia contra o parlamentar, transformando-o em réu. Em 2005, ele foi acusado pelo Ministério Público de apresentar um documento falso em sua prestação de contas, que mostrava uma doação de campanha no valor de R$ 90.350 de uma empresa chamada Análise Construções e Serviços Ltda.
De acordo com a denúncia, a própria empresa afirma que nunca fez a doação para o então candidato ao governo de estado. Caso Raupp seja condenado, ele será punido pelo artigo 350 do Código Eleitoral, que considera crime "inserir declaração [pública ou particular] falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais".
Esse artigo prevê pena de até cinco anos de prisão, se o documento for público, e até três anos de reclusão, se privado.
Para a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, os documentos relativos à prestação de contas devem ser considerados públicos. Isso quer dizer que ele poderá ser condenado a ficar preso por até cinco anos. Ela considerou que haviam indícios suficientes para abrir ação penal contra o senador.
Ela foi seguida por Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ellen Gracie, Marco Aurélio Mello e Carlos Ayres Britto.
Já José Antonio Dias Toffoli e Gilmar Mendes afirmaram que o caso já estava prescrito. Eles entendiam que o documento apresentado é particular -- não público -- e, portanto, a pena só poderia chegar a três anos de reclusão. Com a redução desse tempo, a prescrição teria ocorrido em 2006.
A defesa do senador argumentou que ele não tinha conhecimento das doações feitas para sua campanha, que eram administradas pelo comitê financeiro.
Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no
O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també
Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub
Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu