Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

STF nega pedido de Roraima para contratar empréstimo


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, indeferiu pedido de antecipação de tutela na Ação Cível Originária (ACO) 2307, ajuizada a fim de que o Estado de Roraima não seja impedido de obter empréstimo para o Programa de Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal.

Consta da ação que o Estado de Roraima pretende contratar empréstimo externo de aproximadamente US$ 5,788 milhões para o programa. Porém, a União informa que não atuará como garantidora do mútuo, em razão de o Tribunal de Contas Estadual, órgão auxiliar do Legislativo, ter desrespeitado o limite de gastos com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).

Conforme argumenta o autor da ação, há decisão liminar favorável, concedida no final de 2012 na Ação Cível Originária (ACO) 2066, que autoriza o Estado de Roraima a realizar operações de mútuo internacional, a despeito de a Assembleia Legislativa local contrariar a LRF. Porém, segundo o pedido apresentado ao STF, como a liminar tem alcance individual e concreto, ela não pode imunizar a operação de mútuo que o Estado de Roraima deseja realizar para o Programa de Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal.

O Estado de Roraima entende que o princípio da intranscendência das sanções e o princípio da separação de Poderes imunizariam o Executivo de sofrer constrições por atos que ele não pode controlar, como, por exemplo, violações à Lei de Responsabilidade Fiscal cometidas pelo Legislativo e pelo Judiciário. Por isso, o autor pedia a antecipação dos efeitos da tutela para que a União não aplicasse restrições motivadas pelo desrespeito do Tribunal de Contas do Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Decisão

Para o ministro Joaquim Barbosa, no caso, não estão presentes os requisitos para a “atuação excepcionalíssima” da Presidência do Supremo Tribunal Federal durante o recesso. O ministro considerou que a antecipação da tutela pretendida tem capacidade para esgotar a jurisdição, pois, uma vez firmado o contrato de mútuo, a situação se consolidaria a ponto de impedir eventual reversão, ou seja, o desfazimento da operação.

“Por outro lado, dado que o sistema de proteção da responsabilidade fiscal prevê consequências ao ente federado, nas hipóteses de desrespeito, a aplicação linear das teses derivadas da ‘intranscendência das sanções’ e da separação de Poderes levaria à absoluta ineficácia técnica da norma”, afirmou. Segundo ele, “em resumo, não haveria instrumento jurídico capaz de corrigir violações que, se mantidas, podem levar o Estado a quadro financeiro de calamidade, por incapacidade de custear serviços públicos essenciais”.

Assim, o ministro entendeu que a cautela recomenda que o quadro fático-jurídico possa ser examinado em profundidade, por ocasião do início do ano judiciário. Dessa forma, o presidente do STF indeferiu o pedido para antecipação da tutela no período de recesso e determinou a remessa dos autos ao gabinete do ministro Teori Zavascki (relator da ACO 2307), “que melhor dirá sobre a antecipação da tutela pretendida, durante o período de normalidade”.

A atuação do presidente do Supremo nos presentes autos se deu em caráter extraordinário, uma vez que, nos termos do artigo 13, inciso VIII, do Regimento Interno do STF, cabe à Presidência decidir questões urgentes nos períodos de recesso ou de férias.

Fonte: STF

 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)