Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sobrinho lança cartão magnético do Sistema Único de Saúde


O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, realizou o lançamento do cartão magnético do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quarta-feira, 23, na Policlínica Renato Medeiros, no Bairro Cidade do Lobo. Porto Velho é a primeira de Rondônia e está entre as oito capitais do país escolhidas pelo Ministério da Saúde para realizar a implantação dos cartões magnéticos. A cidade foi escolhida porque se mostrou eficiente no sistema de distribuição da ferramenta. “Entregaremos 200 mil cartões até meados de julho. O município tem a maioria da população cadastrada no SUS. Em torno de 350 mil. O cartão é fundamental na agilidade do atendimento, ele possibilita que os profissionais de saúde tenham um histórico do paciente. E é válido em todo o território nacional”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.

Roberto Sobrinho disse também aos usuários da rede municipal de Saúde presentes, que o Bairro Cidade do Lobo terá mais um benefício: Uma nova unidade de Saúde, um investimento de cerca de 700 mil reais. “Essa nova Unidade será mais adequada para atender a toda a comunidade e essa ação não será apenas no Cidade do Lobo. São 18 Unidades de Saúde sendo construídas no município. Além disso vamos entregar no próximo mês a Unidade de Pronto Atendimento, da zona Sul, e em breve a da zona Leste”, afirmou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, são inúmeras as vantagens do cartão. “Este é mais um exemplo de modernização da gestão da saúde do município de Porto Velho que foi escolhido como projeto piloto pelo Ministério da Saúde. Vem para dar celeridade ao atendimento, com ele teremos o prontuário eletrônico e facilitará no recebimento de exames laboratoriais, o monitoramento dos usuários. Além de ser uma ferramenta, um instrumento importante para a gestão e planejamento, na área da saúde, vai otimizar gastos. Quero agradecer ao Ministério da Saúde por ter nos ajudado neste processo”, frisou Pimentel.

Balduíno Araújo da Silva, 78, foi um dos primeiros a receber. “Tenho o cartão desde 2008 e por ser de papel tive que plastificar para não rasgar. Esse agora é bem melhor. Tenho uma saúde de ferro, mas sempre tenho que ir ao posto para ver se minha pressão está controlada”, disse.

Cáris Regina Valência Sales, diretora de Controle e Avaliação e Regulação da Semusa, conta que está sendo implantado nas 24 unidades de saúde da cidade um leitor de código de barras que possibilitará todas as informações. “O Centro de Especialidades Médicas já realiza o atendimento com este aparelho. E vale ressaltar que o cartão é para qualquer cidadão desde o recém nascido até o idoso”, disse

Benefício

Segundo Carlos Daniel do Nascimento, administrador do Sistema Central de Regulação, da Semusa, o cartão facilitará o processo de atendimento e pelo fato de ser feito em material mais resistente permitirá que não se estrague facilmente, sendo inutilizado. “O que ainda utilizamos é de papel e devido o frágil material é muito grande o número de pedidos de segunda via. Muitos usuários não davam valor por não ter aquele aspecto de documento mesmo. Agora acredito que haverá maior seriedade”, disse.

O cartão será de plástico resistente com etiqueta identificadora e numeração, além de um código de barras que permitirá, através de um sistema identificador, futuramente disponível em todas as unidades de saúde, disponha dos dados do paciente.

Distribuição

A entrega dos cartões será feita em duas etapas, sendo a primeira de forma centralizada, em pontos estratégicos de cada canto da cidade e a segunda será descentralizada, onde cada unidade de Saúde fará a emissão diária do Cartão. O início da distribuição será na zona Sul, de 23 de maio a 01 de junho, com exceção do domingo, nas Unidades de saúde da Família, Caladinho, Renato Mendes, Manoel Amorim de Matos e Nova Floresta. Na zona Leste de 04 a 16 de junho, nas USF Ernandes Índio, Hamilton Goldin, José Adelino, Mariana e Socialista.

Na zona Norte de 18 a 23 de junho, ESF Pedacinho de Chão, Agenor de Carvalho, Aponiã, Centro de Especialidades Médicas e na Policlínica Rafael Vaz e Silva. Na zona Oeste de 25 a 29 de junho na Policlínica Ana Adelaide, Osvaldo Piana, USF São Sebastião e Ronaldo Aragão.

E na área Rural (estrada) de 02 de junho a 07 de julho em Abunã, União Bandeirantes, Extrema, Fortaleza do Abunã, Rio das Graças, Jacy Paraná, José Ferreira, Morrinhos, Nova Califórnia, Nova Mutum, Aliança, Vista Alegre, Vila Princesa e Santo Antônio. Também na zona rural, no Baixo Madeira, acontece de 09 a 14 de julho na Benjamin Silva, Maria Nobre da Silva e São Carlos.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)