Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sobreviventes do acidente afirmam que habilidade dos militares foi fundamental



Amanda Mota 
Agência Brasil

As causas do acidente com o avião da C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não são conhecidas, mas já começaram a ser investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O resultado das investigações tem até um ano para ser apresentado. Por enquanto, a FAB e o Exército dedicam-se a organizar a retirada da aeronave da área em que o acidente ocorreu. O local fica no Igarapé Jacurapá, afluente do Rio Ituí, no município de Atalaia do Norte, a cerca de 1.138 quilômetros ao sul de Manaus.

Depoimentos prestados pelos sobreviventes revelam que a orientação dada pela tripulação e a calma dos passageiros foram fundamentais para que, das 11 pessoas à bordo, nove sobrevivessem.

De acordo com o servidor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Marcelo Nápoles, em nenhum momento os militares perderam a calma. Ele destacou que foi o suboficial Marcelo Dias – que não sobreviveu - quem abriu a saída de emergência, segurou a porta e ficou esperando todos saírem.

“Quando a aeronave foi batendo na água, o tenente Ananias disse 'quem confia em Deus, confie agora porque a gente vai pousar na água', lembrou Nápoles.

Segundo os relatos, no momento da queda, todos os passageiros estavam com vida. Depois que a aeronave fez o pouso forçado, os passageiros tiveram pouco tempo para sair e tentar pisar em terra firme. Os sobreviventes relataram que a queda ocorreu em cerca de cinco minutos, mas eles não conseguem se lembrar com detalhes de todo o ocorrido.

“A situação causou desespero. Só acalmou quando o avião voltou e avistou a gente. Todos se emocionaram muito. Nos abraçamos e choramos juntos”, contou Nápoles.

A sobrevivente Maria das Graças Nobre conta que todos foram orientados pelo segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira a se prepararem para o pouso forçado, colocando-se em posição de emergência e de proteção. Ela contou que o local onde o avião pousou ficava perto da parte rasa do Igarapé Jacurapá e que uma das maiores preocupações era com a enfermeira Josiléia Vanessa de Almeida, que não sabe nadar. “Na medida do possível, as pessoas conseguiram manter a calma. Tínhamos muita confiança de que o resgate seria feito”, disse.

Josiléia Vanessa Almeida confirmou que, por não saber nadar, ficou ainda mais assustada. Contudo, ela conseguiu ser auxiliada pelos militares e chegar à margem do pequeno rio com segurança. Josiléia está grávida de três meses e não teve nenhum problema com a gestação apesar do ocorrido. Para ela, os militares tiveram total habilidade para conduzir a situação.

“Ouvimos um barulho estranho. O mesmo barulho se repetiu. O mecânico foi lá, olhou, disse que não teria jeito. Pediu para que todos ficassem em posição de impacto e tirassem os sapatos, relógios e tudo o que pudesse obstruir nossa saída”, relata.

O tenente de infantaria Wanderson Menezes – um dos membros da equipe de resgate – contou que a maior expectativa era encontrar todos vivos. Segundo Menezes, Josiléia foi a primeira a subir para o helicóptero que fez o resgate dos sobreviventes. “Nesse momento, temos que colocar a emoção de lado e fazer com que o trabalho aconteça com a maior segurança possível. No caso da Josiléia, para a nossa felicidade, salvamos duas vidas, a dela e a do bebê”, disse.

A retirada da aeronave do local do acidente ainda não aconteceu. A área está localizada em meio a floresta e o acesso é dificultado pela mata fechada. O Exército e a Aeronáutica ainda estão estudando a melhor forma para realizar o procedimento, que pode levar dias até ser concluído. Ainda hoje, o primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, o segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira e o primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço vão conceder coletiva à imprensa, em Manaus, para falar sobre o acidente.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)