Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Serra crítica loteamentos de cargos públicos e gula de partidos políticos


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília - O candidato à Presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B, José Serra, reiterou as críticas ao que chama de “loteamento” do setor público. Em entrevista ao Programa 3 a 1 , da TV Brasil, que vai ao ar hoje (22) às 22h, Serra disse que há uma “gula” de partidos políticos por cargos públicos, o que leva a nomeações políticas em vários níveis.

Ao ser perguntado sobre o que pretende fazer de diferente em relação aos presidentes da República anteriores, Serra afirmou que “não faria loteamentos”. Em seguida, citou o caso da analista da Receita Federal suspeita de violar o sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. “A Receita Federal cometeu um crime: quebrou sigilo [caso Eduardo Jorge]. Isso depende da gula dos partidos. O PT tem uma gula infinita”, afirmou Serra, no programa da TV Brasil.

Porém, Serra negou que torça pelo erro dos adversários políticos. “Eu sou candidato para governar o Brasil no futuro. Não fico jogando no 'quanto pior melhor'”, afirmou. Depois, o candidato ratificou as críticas sobre o que chamou de “doença” existente no Brasil. “No Brasil tem uma doença que é o patrimonialismo.”

Sem citar nomes, mas mencionando o PT e o atual governo, Serra disse que houve um “loteamento” de cargos públicos que provocou o sucateamento de instituições, como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). “Por exemplo, o governo aparelha as agências. Há uma série de loteamentos. Politizou-se [a relação]”, disse. “A Fundação Nacional de Saúde, que cuida de epidemias, foi posta de joelhos e destruída.”

Antes, o candidato do PSDB elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao dizer que ele é o responsável pelo “governo forte” e que os programas sociais, como o Bolsa Família, são positivos na divulgação da imagem do país no exterior. Prometeu ainda reforçar o Bolsa Família, mas criticou a base aliada no Congresso.

Participaram da entrevista com o candidato os jornalistas Tereza Cruvinel, diretora-presidente da EBC; João Bosco Rabello, diretor da Sucursal em Brasília de O Estado de S. Paulo , e Luiz Carlos Azedo, colunista do Correio Braziliense.

Desde ontem (21) a TV Brasil promove uma rodada de entrevistas com os três principais candidatos à Presidência da República. As entrevistas dos candidatos Dilma Rousseff, do PT, José Serra, do PSDB, e Marina Silva, do Partido Verde (PV), foram feitas em dias alternados. A definição da ordem das entrevista ocorreu por sorteio. Amanhã (23) será a vez de Marina Silva. Ontem (21) foi ao ar a entrevista da candidata do PT.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)