Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Senador Raupp defende reaparelhamento da Força Aérea Brasileira



O Congresso Nacional homenageou na manhã de hoje (21/10), a Força Aérea Brasileira (FAB), por ocasião do dia do aviador que transcorrerá no próximo dia 23. A sessão especial realizada no Senado Federal  foi proposta pelo líder do PMDB, senador  Valdir Raupp (RO) e pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM).

Presidida pelo senador Garibaldi Alves e pelo deputado Osmar Serraglio, a sessão especial   reuniu além de deputados e senadores, os comandantes da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto além do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), brigadeiro Flávio de Oliveira Lencastre.

No seu discurso, o senador Raupp defendeu o reaparelhamento da FAB  para que ela  possa cumprir, a contento, a missão de proteção do país. Revelou que  "a ação decidida do ministro Nelson Jobim, à frente da pasta da Defesa, tem-nos dado esperanças de que nossa Força Aérea conseguirá, finalmente, modernizar-se para fazer frente aos desafios do Brasil de hoje".

 O líder do PMDB no Senado, explicou que  a Força Aérea Brasileira tem  larga e relevante folha de serviços prestados ao país, seja na segurança, seja na utilidade pública. Ele lembrou que desde os pioneiros tempos do Correio Aéreo Nacional até as modernas atividades de proteção da Amazônia, no bojo do projeto SIVAM, "a FAB tem sido uma das principais garantidoras da soberania nacional. Seus pilotos, mesmo efetuando tarefas invisíveis aos olhos dos demais brasileiros, garantem que nosso país tenha a paz e segurança necessárias ao nosso progresso".

Raupp também citou a contribuição dada por Santos Dumont à aviação brasileira, quando da invenção  do 14 Bis e que voou nos dias 23 de outubro e 12 de novembro de 1906, com sucesso. 

"Estava realizada a inédita e tão sonhada façanha de fazer o homem voar no comando de um aparelho mais pesado do que o ar. Santos-Dumont inscrevia seu nome na seleta lista dos gênios da humanidade, provocando uma revolução nos meios de transporte até então disponíveis", acrescentou o senador.

Ele citou, ainda, a importância da EMBRAER  no desenvolvimento de projetos para a aviação comercial e para uso da  Força Aérea, como o excepcional Super Tucano, o modelo T-29, que realiza missões de patrulhamento na Amazônia e pode realizar tarefas de ataque, se necessário for para a segurança nacional.

Fonte:José Ribamar

 

 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p