Quarta-feira, 20 de abril de 2011 - 13h07
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) recebeu na manhã de ontem, terça-feira, 19/04, a comenda da Ordem do Mérito Militar do Exército Brasileiro. A entrega da comenda ocorreu na solenidade de comemoração dos 363 anos do Exército Brasileiro, no quartel general em Brasília.
“ É uma alegria muito grande, é um momento de grande emoção estar aqui hoje em um dia tão importante, que é o dia do Exército Brasileiro, e receber em nome do povo de Rondônia essa honraria tão importante que divido com toda população do meu querido Estado de Rondônia”.
Durante a cerimônia de comemoração, a presidente Dilma Rousseff destacou, em mensagem lida pelo mestre de cerimônia, a “vocação” democrática do Brasil. “As tropas da força terrestre em permanente prontidão são a garantia indispensável da segurança do país. Um país de vocação pacífica e democrática que valoriza o diálogo e o respeito aos direitos humanos”.
O comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Martins Peri, lembrou da histórica Batalha dos Guararapes, em 1648, marco fundador do Exército e da nacionalidade brasileira, e destacou a importância estratégica do Exército quando o Brasil se alinha entre os principais atores globais. “Isso impõe, entre tantas outras urgências, a necessidade de um escudo para o nosso desenvolvimento, um aparato de dissuasão defesa que dê visível musculatura à estatura do Brasil”.
Em pronunciamento no Plenário do Senado, o senador Acir Gurgacz agradeceu a condecoração com a Ordem do Mérito Militar e defendeu o fortalecimento do Exército Brasileiro.
“A posição estratégica do Brasil no cenário internacional aponta para a necessidade de fortalecimento de nosso Exército; seja para defender a nossa soberania como também para estender seu braço forte, sua mão amiga, nos momentos de tragédias ambientais, no combate ao crime organizado ou na defesa de nossas riquezas naturais, ou levando sua assistência social às nossas mais remotas fronteiras, como na Amazônia brasileira”, frisou o senador.
Ordem do Mérito
A Ordem do Mérito Militar foi criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, e regulamentada pelo Decreto nº 3522, de 26 de junho de 2000. A comenda é concedida a militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e das Forças Auxiliares, assim como a militares estrangeiros, cidadãos nacionais e estrangeiros que, pelos serviços prestados à sociedade e ao Exérctio, se tenham tornado credores de homenagem do Exército.
A insígnia da Ordem é constituída por uma cruz, no modelo da tradicional Cruz de Aviz, com quatro braços iguais. É a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro. Por isso, o dia em que se comemora o Dia do Exército Brasileiro é considerado a data oficial para a entrega de tão significativa condecoração. Durante a cerimônia de comemoração, 257 personalidades e autoridades civis e militares foram condecoradas com a Ordem do Mérito Militar.
Fonte: Ascom
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç