Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Senado aprova plano de carreira para agentes de saúde



Incentivos à cultura, piso salarial para saúde e limitação a gastos com pessoal são destaques em votações do Senado

O senadores aprovaram, na noite de ontem (16), uma extensa pauta de estabelecida pelos líderes partidários para encerrar a sessão legislativa. Foram votados 44 projetos, entre proposições legislativas, indicações de autoridades e autorizações de empréstimos.

O setor cultural do país foi duplamente beneficiado com a aprovação, de um lado, do chamado "Simples da Cultura" (PLC 200/09), que reduz alíquota de imposto de renda cobrado de classe artística, que vai à sanção. E vai à Câmara o Programa de Cultura do Trabalhador e do chamado Vale-Cultura (PLC 221/09). Este último terá o valor mensal de R$ 50,00 e beneficiará os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias comemoraram cantando o Hino Nacional a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que abre caminho para a criação do piso salarial e plano de carreira da categoria, apontada pelos parlamentares como fundamental para a saúde pública do país. A PEC (54/09) vai à promulgação.

Outra matéria enviada à Câmara nesta quarta-feira cria um limite para o aumento das despesas com pessoal e encargos da União (PLS 611/07- complementar). Os senadores também votaram e enviaram à sanção projeto (PLC 136/09) que recria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Merece ainda destaque o projeto (PLS 160/07) que isenta materiais escolares do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e estabelece alíquota zero na Contribuição para o PIS/Pasep e na Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação e as receitas decorrentes da venda desses produtos. A matéria vai à Câmara.

Autor do último projeto, o senador José Agripino (DEM-RN) comemorou a realização da sessão deliberativa produtiva.

- Acho que essa Casa, açoitada ao longo do ano, termina o ano com uma boa produção legislativa. Vou guardar de 2009 lembranças muito ruins, mas nada é definitivo, e nada como uma boa reação. Terminamos o ano apreciando uma extensa pauta de matérias, fruto do acordo de lideranças e do compromisso com o país - disse o líder dos Democratas.

Outros projetos aprovados nesta quarta:

- PLC 186/09: Dispõe sobre a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e dá outras providências. Da Presidência da República. Vai à sanção.

- PLC 24/09: Dispõe sobre o depósito legal de obras musicais na Biblioteca Nacional. Do Deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). Vai à sanção.

- PLS 248/06: Dispõe sobre a contribuição assistencial. Do senador Paulo Paim (PT-RS). Vai à sanção.

- PLC 131/08: Dispõe sobre funcionamento e organização das cooperativas de trabalho. Do Deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Vai à Câmara.

- PLC 306/09: Cria cargos de Analista, Inspetor e Agente Executivo no quadro de pessoal da Comissão de Valores Mobiliários. Da Presidência da República. Vai à sanção.

- PLS 177/07: Veda a dispensa de empregado sindicalizado que seja membro ou candidato de Conselho Fiscal. Do senador Paulo Paim (PT-RS). Vai à Câmara.

- PLC 148/08: Inclui os vales dos rios Itapecuru e Mearim na area de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA). Vai à sanção.

- PLC 158/09: Fixa limites para o valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação Física. Do Deputado Otávio Leite (PSDB-RJ). Vai à sanção.

Fonte: Raíssa Abreu / Agência Senado
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)