Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Senado aprova emenda de Fátima que destina 50% dos recursos do Fundo Social


 

Durante a votação do projeto do Executivo que cria o Fundo Social do Pré-Sal, na madrugada de quinta-feira (10), o plenário do Senado aprovou emenda da senadora Fátima Cleide (PT-RO) que destina 50% dos recursos do Fundo para a educação pública básica e superior. Do total, 80% são para a educação básica.

“A medida, encaminhada em forma de destaque, foi a maneira encontrada de reverter a rejeição que havia sido feita pelo relator da matéria à emenda de minha autoria em fase anterior ao plenário. A vitória é uma vitória da sociedade, é uma vitória de todos que apelam por mais recursos para a educação”, disse a senadora, que fez uma defesa, em plenário, da necessidade de mais investimentos na educação.

O Fundo Social resultante da extração de petróleo da camada de pré-sal voltará para a análise da Câmara dos Deputados porque o Senado promoveu alterações no projeto (PLC 7/10). Foi votado substitutivo do relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Durante o dia, a senadora Fátima manteve conversas com várias lideranças e senadores na tarefa de convencê-los a apoiar a medida. O destaque apresentado foi subscrito pelos senadores Antonio Carlos Valladares (PSB-SE) e Inácio Arruda (PC do B-CE). Muitos parlamentares quiseram aparteá-la em plenário para apoiar a medida, mas o tempo regimental para pronunciamentos impediu que todos pudessem se manifestar.

Acompanharam a votação do PLC 7/10 as lideranças da União Nacional dos Estudantes (Une) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). Há algum tempo dirigentes dessas entidades vêm conversando com a senadora Fátima para que ela fizesse a defesa da emenda.

O Fundo

O Fundo Social é um mecanismo de natureza contábil e financeira, vinculado à Presidência da República, com a finalidade de constituir fonte de recursos para o desenvolvimento social e regional, na forma de programas e projetos nas áreas de combate à pobreza e de desenvolvimento da educação, da cultura, da saúde pública, da previdência, da ciência e tecnologia, do meio ambiente e de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Os projetos e programas do Fundo Social observarão o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as respectivas dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Entre os objetivos do Fundo Social está o de constituir poupança pública de longo prazo com base nas receitas auferidas pela União; oferecer fonte regular de recursos para o desenvolvimento social e regional; e mitigar as flutuações de renda e de preços na economia nacional, decorrentes das variações na renda gerada pelas atividades de produção e exploração de petróleo e de outros recursos não renováveis. É vedado ao Fundo Social conceder garantias, de forma direta ou indireta.

Fonte: Agência Senado
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)