Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Seminário do PAA define desafios para próximos anos


 

Brasília, 26 – Depois de três dias de discussão, representantes de agricultores familiares, gestores públicos, associações e cooperativas finalizaram nesta sexta-feira (26) o 3º Seminário do PAA, realizado em Brasília, com a aprovação de uma carta que vai definir as diretrizes do PAA para os próximos anos. O documento contém as discussões das oito oficinas que debateram o programa.

São sete desafios que a carta propõe para o programa. Os desafios são a definição do marco legal do PAA, universalização, articulação com outros programas, aprofundamento da intersetorialidade, promoção da alimentação saudável e adequada, controle social e consolidação da gestão e operacionalização do programa. A carta servirá também para discussão na IV Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em novembro de 2011 em Salvador (BA).

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira, avalia que o resultado do seminário atingiu o seu objetivo. “Construímos coletivamente uma carta que possui elementos trazidos pelo grupo gestor, pelos movimentos sociais, palestrantes e os debatedores que estiveram aqui conosco. A carta apresenta os desafios estratégicos para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar] seguir avançando no seu próximo ciclo de 2011 a 2014, ser aperfeiçoado, ter escala e ir colaborando com a promoção da soberania alimentar, o direito à alimentação para todos os brasileiros”.

O encerramento do seminário contou com a presença da ministra de Inclusão Econômica e Social do Equador, Ximenas Ponce, que fez a apresentação de um programa similar ao PAA, que está sendo implantado lá com apoio técnico do MDS. O programa deve beneficiar inicialmente 16 mil agricultores familiares. “O programa é um marco da política de integração social que vai com certeza aumentar nos próximos, melhorando a segurança alimentar de milhares de pessoas.”

A importância da realização do seminário também foi bem avaliada pelos participantes. “Discutir a política do programa é essencial para todos. O PAA é um excelente programa. A gente vê, por exemplo, a criança receber uma boa alimentação na escola, que nem sempre pode receber em casa. É muito gratificante para quem trabalha nesse projeto ver esse resultado”, disse o presidente da Associação Regional de Apicultores de Mato Grosso, Osmar José Shelicknam.

O 3º Seminário do PAA reuniu, durante os três dias, cerca de 900 participantes de todos os estados. Além das oficinas temáticas, os agricultores familiares e gestores públicos conheceram experiências de sucesso com o PAA que tem melhorado a vida de milhares de pessoas, gerando trabalho, renda e soberania e segurança alimentar.

O evento foi promovido pelo MDS, MDA, Consea e Conab.

Fonte: MDA
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)