Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Seleção do novo Secretário Geral do TCE-RO é destacada por entidades ligadas ao controle público


Seleção do novo Secretário Geral do TCE-RO é destacada por entidades ligadas ao controle público - Gente de Opinião

Páginas da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo
e do Contas Abertas ressaltaram a medida adotada pelo TCE rondoniense

A adoção pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) de processo seletivo para a escolha do seu novo Secretário Geral de Controle Externo foi destacada pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e pelo Contas Abertas, ambos ligados ao controle das contas públicas, como uma boa prática para a administração pública.

Em sua fanpage, a ANTC, ao citar a seleção para o cargo de Secretário Geral do TCE-RO, em que uma das etapas foi uma entrevista dos candidatos com uma banca examinadora composta por membros do TCE e do MPC, disse tratar-se de um “exemplo de boa prática para fortalecer e democratizar o Controle Externo”.

Já o Contas Abertas, que é uma associação que busca contribuir para a responsabilidade fiscal, a qualidade e a legalidade dos gastos públicos, também enfatiza a medida adotada pela Corte de Contas rondoniense para a escolha de seu novo Secretário Geral de Controle Externo.

Trata-se de um reconhecimento ao esforço do TCE, que, desde 2016, adotou a realização de processos seletivos para a contratação de cargos em comissão, sendo o órgão pioneiro na administração pública rondoniense em relação à adoção de normas e diretrizes para disciplinar processos seletivos para esses cargos no âmbito de suas unidades internas, materializada por meio da Portaria nº 679/2016.

Através desses procedimentos, a Corte de Contas tem buscado não só democratizar o acesso de candidatos a esses cargos, como também garantir os princípios de meritocracia e impessoalidade no procedimento de nomeação, assim como valorizar os servidores.

Afora o aspecto inovador e moralizador, a medida também está em sintonia com princípios constitucionais e administrativos, alinhando-se ao Plano Estratégico da Corte, período 2016/2020, bem como às diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), no que tange à estrutura, composição e recursos organizacionais dos TCs.

Fonte: Ascom TCE-RO  Portal Contas Abertas

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)