Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sebrae publica edital para contratar consultores



Brasília - Profissionais interessados em se tornarem consultores do Sebrae têm até o dia 5 de agosto para se inscreverem no Processo de Credenciamento para Prestação de Serviços de Instrutoria e Consultoria da instituição. A seleção é para 11 áreas diferentes: recursos humanos e empreendedorismo, educação, marketing e vendas, comércio exterior, planejamento empresarial, sustentabilidade, inovação, desenvolvimento territorial, agronegócios, desenvolvimento setorial e políticas públicas. Dentro de cada área, há subáreas. O edital está publicado no Portal Sebrae.

Para integrar o cadastro da instituição, é necessário ser pessoa jurídica. O resultado final do processo de credenciamento será divulgado no dia 20 de outubro. Os nomes dos selecionados passarão a constar no banco de dados do Sebrae Nacional e poderão ser convocados pelas unidades estaduais em qualquer tempo, se houver demanda. O credenciamento não obriga o Sebrae a efetuar a solicitação de serviços.

A certificação será realizada em duas fases. A primeira vai avaliar os conhecimentos técnicos do profissional e constará de prova objetiva e prova discursiva ou análise de caso referente à área de interesse na prestação de serviços e conhecimentos gerais sobre micro e pequenas empresas (em alguns casos pode ocorrer prova discursiva e análise). As provas serão realizadas apenas em Brasília. Na segunda etapa, os interessados vão fazer uma prova situacional com atividade prática, que será uma aula simulada ou a apresentação da vivência profissional (em alguns casos pode haver aula e apresentação). Não serão fornecidas referências bibliográficas, materiais para consulta e modelos de apresentações.

Todo o processo de credenciamento será feito pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.fapetec.org ou pelo e-mail sebraena@fapetec.org.br.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)