Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Sarney diz ter orgulho do governo Lula



O presidente do Senado, José Sarney, afirmou, na noite desta terça-feira (12), que tem orgulho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita durante a cerimônia de anúncio das propostas de extensão do Programa Minha Casa, Minha Vida para municípios de até 50 mil habitantes, e de operações de financiamento habitacional no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC / Pró-Moradia).

- Fazem 25 anos que assumi a Presidência da República. Parece que é outro país. Estou aqui como ex-presidente para dizer da minha satisfação pelo governo extraordinário que nosso presidente está fazendo - disse na solenidade realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de diversos ministros, entre eles a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Também estiveram presentes governadores, prefeitos e parlamentares. Participaram, por exemplo, da cerimônia os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Sadi Cassol (PT-TO), João Ribeiro (PR-TO) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

De acordo com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, serão investidos R$ 1 bilhão no que configuraria a segunda fase do Minha Casa, Minha Vida. Já foram selecionadas, de acordo com Fortes, 176 propostas apresentadas por municípios e 17 apresentadas por estados. A maior parte dos investimentos será destinada a pequenos municípios da região Nordeste.

Lançado em março do ano passado com a meta de construção de 1 milhão de moradias, o programa Minha Casa, Minha Vida atingiu até o momento, de acordo com o ministro, o número de 250 mil unidades contratadas.

Já os recursos destinados ao Pró-Moradia - R$ 2 bilhões, oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) - financiarão a produção de habitações e projetos de urbanização, com destaque para municípios atingidos por calamidades.

Moradia com dignidade

Em seu pronunciamento, a ministra Dilma Rousseff afirmou que, se essesinvestimentos tivessem sido feitos nos últimos 25 anos, os desastres que as chuvas têm provocado em cidades brasileiras poderiam ser evitados.

- Morar com dignidade e morar no que é seu são dois pilares da cidadania. Durante muito tempo, grande parte da população não teve acesso a esses direitos fundamentais, ficando sujeita a esses momentos em que a natureza se manifesta - disse.

Já o presidente Lula ressaltou a importância da continuidade desses investimentos nos próximos anos. Ele ressaltou que todos - presidentes, governadores, prefeitos, vereadores - "fomos permitindo que a população brasileira fosse se amontoando de forma inadequada".

- Todos têm responsabilidade. O importante é evitar que a irresponsabilidade permita que as pessoas construam casas em lugares inadequados. Existem leis, e elas são proibitivas - disse.

Congresso, relações institucionais e eleições 

Dirigindo-se ao presidente Sarney, o presidente Lula agradeceu o apoio dado pelo Congresso aos projetos do governo. Lula se disse testemunha de que, na maioria das vezes, os projetos melhoram depois do debate democrático no Parlamento.

- O Congresso aprovou 99,99,9% das coisas importantes que nós mandamos. Muitas vezes, a gente manda um projeto de lei maravilhoso, um pônei que vocês transformam num camelo, mas muitas vezes a gente manda um camelo e vocês transformam num pônei, uma coisa muito melhor - disse.

O presidente da República previu que 2010 será "um ano muito importante para o país" e pediu aos prefeitos e governadores que "não permitam que a relação institucional entre os entes federados seja prejudicada pelo debate eleitoral". 

Raíssa Abreu / Agência Senado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)