Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Santos Brasil estuda projetos no NO e NE



Santos Brasil, maior operadora brasileira de terminais portuários de contêineres, vai analisar todas as oportunidades para contêineres e veículos dentro do programa de arrendamentos, cuja lista foi relançada pelo governo na terça-feira. Com dinheiro em caixa, a empresa vislumbra potencial no Norte e Nordeste, notadamente em Manaus (AM), que terá um terminal para contêineres, e Suape (PE), onde serão leiloadas instalações para contêineres e veículos.

Também há interesse no porto de Santos (SP), onde haverá duas licitações que são o foco da empresa. Uma para exploração do novo terminal no Saboó, para carga geral, contêiner e veículos; outra, para um terminal somente de contêiner, em área contígua ao maior ativo da empresa, o Tecon Santos.

"Vamos analisar tudo", disse o presidente Antônio Carlos Sepúlveda. Mas o edital do Saboó deverá ter cláusula barrando, na prática, a participação da Santos Brasil, pois ela já opera um terminal de veículos no porto e, se levar o leilão, terá o monopólio do nicho em Santos.

Sepúlveda destaca, contudo, que o apetite da empresa dependerá de como saírem os editais. Caso o governo consiga mudar o critério de licitação do primeiro bloco (29 áreas em portos públicos do Pará e em Santos) para o maior valor de outorga, há grandes chances de os estudos aprovados pelo TCU terem de ser refeitos.

Assim como a maioria dos investidores interessados em portos, Sepúlveda aprovou a volta da outorga onerosa, regra pela qual vence o leilão quem der o maior lance. "É um aperfeiçoamento." Ele destaca que a concessão portuária tem dinâmica diferente da ferroviária ou rodoviária, e que por isso o critério de menor preço ou maior movimentação para arrematar o ativo não é uma boa opção.

"A logística muda muito rapidamente. Uma coisa é uma estrada que tem sempre eixo passando em cima, outra coisa é porto. Hoje o navio é de um jeito, em pouco tempo é de outro. O formato de preço mínimo engessa o investimento, em poucos anos a instalação está obsoleta. A outorga dá mais liberdade de investimento", acredita.

Mesmo atenta aos novos arrendamentos, o foco da empresa hoje é a prorrogação do contrato de exploração do Tecon Santos, que vence em 2022. Em troca de receber os 25 anos adicionais, a empresa se compromete a investir R$ 3,16 bilhões na ampliação e aprofundamento do cais, além de em tecnologia e equipamentos. Além do Tecon Santos, a empresa entrou com pedido na Secretaria de Portos (SEP) para antecipar a renovação do arrendamento do Tecon Vila do Conde, no Pará. Neste caso, o desembolso seria de R$ 68,4 milhões.

Fonte: Valor Econômico/Fernanda Pires | De Santos

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 28 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)