Porto Velho (RO) sábado, 21 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Roraima tem o menor eleitorado do país


Agência Brasil  - Ivan Richard, Boa Vista - Com o menor eleitorado do país - 271.890 eleitores -, o Roraima vai às urnas neste domingo (31) para escolher seu novo governador entre os candidatos Neudo Campos (PP), da coligação Pra Roraima Voltar a Ser Feliz, e o atual governador José de Anchieta Júnior (PSDB), da coligação União por Roraima.

No primeiro turno, Campos ficou em primeiro lugar com 104.804 votos, 47,62% do total, e Anchieta Júnior obteve 99.124 votos, 45,03% do total de eleitores do estado. Pesquisa de intenção de voto divulgada nesta semana indica a vitória de Campos com vantagem de 10 pontos percentuais.

No ano passado, Roraima enfrentou uma crise devido ao debate sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Uma das maiores reservas indígenas do país, com 1.743.089 hectares, a área teve sua homologação contestada. O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, decidiu manter a demarcação de forma contínua. Na ocasião do debate, o governador José de Anchieta foi contra a manutenção da demarcação contínua.

Roraima é o estado menos populoso do país, com cerca de 410 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado também tem o menor Produto Interno Bruto (PIB), com as somas de todas as riquezas totalizando, aproximadamente, R$ 4,17 bilhões. O PIB per capita é de R$ 10.534, o décimo terceiro do país, conforme o IBGE.

O PIB de Roraima é formado pelas atividades: agricultura, pecuária, extrativa mineral, indústria de transformação, construção, serviços industriais de utilidade pública, comércio e serviços de manutenção e reparação, serviços de alojamento e alimentação, transportes, serviço de informação, intermediação financeira, serviços prestados às famílias, serviços prestados às empresas, atividades imobiliárias, administração pública, saúde, educação e serviços domésticos.

A administração pública representa a principal atividade econômica estadual - 48,4% do PIB. Roraima tem 15 municípios: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista - que é a capital - Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Uiramutã.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç