Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Rondônia poderá entrar na pauta do TSE brevemente


Luciana Vasconcelos - Agência Brasil
Brasília - O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem trabalho marcado para hoje (1º), às 19 horas. De acordo com o TSE, podem entrar na pauta das próximas sessões de julgamento, uma série de recursos que questionam a legitimidade da quebra do sigilo fiscal de pessoas jurídicas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), para investigar se houve violação do limite legal de doação para campanhas eleitorais em 2006. O TSE já recebeu Recursos Especiais Eleitorais relativos à atuação do MPE em São Paulo e em Goiás. Ainda segundo assessoria do tribunal, nesses estados, o MPE obteve informações da Receita Federal, sem prévia autorização judicial, sobre doações de empresas a candidatos no ano passado.
O TSE também poderá responder a questionamento do deputado Nilson Mourão (PT-AC) se os partidos e coligações têm o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral majoritário, “quando houver pedido de cancelamento de filiação ou de transferência do candidato eleito por um partido para outra legenda”. No primeiro semestre o TSE firmou entendimento que no caso de eleições pelo sistema proporcional, de deputados e vereadores, o mandato não é do parlamentar, mas do partido e das coligações.
Também podem ser incluídos na pauta de julgamentos de Recursos contra Expedição de Diploma (RCED) contra sete dos 27 governadores eleitos respondem a ações no TSE. Os estados são: Sergipe, Maranhão, Tocantins, Santa Catarina, Rondônia e Roraima. O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, responde a duas ações, uma movida pelo Ministério Público e outra pelo candidato derrotado no pleito. Ontem (31),  o tribunal recebeu medida cautelar com pedido de liminar do governador da Paraíba para suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do estado, que pediu a cassação do mandato dele e do vice-governador, José Lacerda Neto.
Ainda podem ser analisados recurso contra a rejeição das contas do Comitê Financeiro Nacional do PT, relativas à eleição de 2006. Também podem ser apreciadas pelo plenário as contas da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. E, de acordo com a assessoria do TSE, está pendente de conclusão o julgamento que pode culminar na aplicação de multa de R$ 900 mil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)