Domingo, 10 de janeiro de 2016 - 11h01
Está em fase de instalação em Rolim de Moura uma usina de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), conhecido como asfalto quente, para atender a toda região da Zona da Mata. A usina beneficiará diretamente mais de 150 mil habitantes da região, formada por nove municípios (Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Alta Floresta, Alto Alegre, Santa Luzia, São Felipe, Parecis, Castanheiras e o polo Rolim de Moura).
Na última quinta-feira (7), o governador Confúcio Moura e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, vistoriaram a construção das bases de concreto para instalação da usina, no setor industrial do município. A previsão repassada ao governador é que a usina estará em funcionamento até o final de fevereiro.
O diretor-operacional do DER, Marcelo Burgel, afirmou que as obras estão adiantadas e que a empresa cumprirá o prazo dado ao governador.
Durante a vistoria, a deputada Marinha Raupp anunciou ao governador Confúcio Moura a entrega de uma patrulha de máquinas e equipamentos que serão utilizados na usina de asfalto de Rolim de Moura. Com o convênio no valor de quase R$ 3 milhões, a deputada assegurou a compra de dois caminhões espargidor, um rolo pneumático, três caçambas, um rolo compactador liso, um rolo compactador pé de carneiro e uma vibroacabadora (máquina de aplicar asfalto).
Ezequiel Neiva enfatizou que a pavimentação da pista do aeroporto de Rolim de Moura, obra prevista para começar até o mês de junho deste ano, será executada com a usina em fase de instalação e com os equipamentos adquiridos através da deputada Marinha.
Coordenador das usinas de asfalto do DER em todo o estado, Edimar Dias explicou que cada usina de asfalto quente tem capacidade de produzir 80 toneladas de asfalto por hora, o que daria para construir mais de um quilômetro de pavimentação por dia.
Para o prefeito Luizão do Trento, entre tantos benefícios que o governador Confúcio Moura tem destinado para Rolim de Moura, a instalação da usina de asfalto é um marco para a administração municipal. O secretario regional de Governo, Iloir Miguel, o Kiko, entende que é mais uma obra do governo estadual para fazer a diferença no desenvolvimento da Zona da Mata rondoniense.
FÁBRICAS
Confúcio destacou que esta será a quarta usina de asfalto quente do governo estadual instalada no estado. As demais estão em funcionamento em Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru. “As prefeituras podem comprar material asfáltico e usinar em nossas fábricas, sem pagar nada. Toda usinagem é realizada por servidores próprios do órgão”, acrescentou o governador.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)