Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Rolim de Moura ganha usina de asfalto quente


Está em fase de instalação em Rolim de Moura uma usina de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), conhecido como asfalto quente, para atender a toda região da Zona da Mata.  A usina beneficiará diretamente mais de 150 mil habitantes da região, formada por nove municípios (Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Alta Floresta, Alto Alegre, Santa Luzia, São Felipe, Parecis, Castanheiras e o polo Rolim de Moura).

Na última quinta-feira (7), o governador Confúcio Moura e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, vistoriaram a construção das bases de concreto para instalação da usina, no setor industrial do município. A previsão repassada ao governador é que a usina estará em funcionamento até o final de fevereiro.

O diretor-operacional do DER, Marcelo Burgel, afirmou que as obras estão  adiantadas e que a empresa cumprirá o prazo dado ao governador.

Durante a vistoria, a deputada Marinha Raupp anunciou ao governador Confúcio Moura a entrega de uma patrulha de máquinas e equipamentos que serão utilizados na usina de asfalto de Rolim de Moura. Com o convênio no valor de quase R$ 3 milhões, a deputada assegurou a compra de dois caminhões espargidor, um rolo pneumático, três caçambas, um rolo compactador liso, um rolo compactador pé de carneiro e uma vibroacabadora (máquina de aplicar asfalto).

Ezequiel Neiva enfatizou que a pavimentação da pista do aeroporto de Rolim de Moura, obra prevista para começar até o mês de junho deste ano, será executada com a usina em fase de instalação e com os equipamentos adquiridos através da deputada Marinha.

Coordenador das usinas de asfalto do DER em todo o estado, Edimar Dias explicou que cada usina de asfalto quente tem capacidade de produzir 80 toneladas de asfalto por hora, o que daria para construir mais de um quilômetro de pavimentação por dia.

Para o prefeito Luizão do Trento, entre tantos benefícios que o governador Confúcio Moura tem destinado para Rolim de Moura, a instalação da usina de asfalto é um marco para a administração municipal. O secretario regional de Governo, Iloir Miguel, o Kiko, entende que é mais uma obra do governo estadual para fazer a diferença no desenvolvimento da Zona da Mata rondoniense.

FÁBRICAS

Confúcio destacou que esta será a quarta usina de asfalto quente do governo estadual instalada no estado. As demais estão em funcionamento em Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru. “As prefeituras podem comprar material asfáltico e usinar em nossas fábricas, sem pagar nada. Toda usinagem é realizada por servidores próprios do órgão”, acrescentou o governador.
 



Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)