Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

RO participa definição de ações para Faixa de Fronteira


 
Como coordenadora das ações de integração e desenvolvimento da região de fronteira de Rondônia, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) contribuiu nos debates do III Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira e da 6ª Reunião Ordinária da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), no município de Corumbá (MS). A pasta foi representada pelos coordenadores do núcleo estadual de Rondônia, Cristiano Nascimento e Celino Guimarães.

Os encontros foram pautados pelo balanço das atividades realizadas, troca de experiências e busca de estratégias de atuação conjunta visando atrair recursos de programas federais para áreas fronteiriças do País. Para Celino, a reunião teve um saldo positivo por ter apontado de forma concreta o rumo das ações para o próximo ano. “Este encontro marcou a retomada das atividades de desenvolvimento da faixa de fronteira, através de compromissos estabelecidos entre o governo federal e estados”, frisou Celino.

Como resultado dos debates, representantes de dez estados brasileiros, presentes ao evento, assinaram a Carta de Corumbá. O documento integra as atividades prioritárias da Comissão Permanente e Núcleos Estaduais, e estabelece ações conjuntas para 2014.

Entre as prioridades estabelecidas para a CDIF estão o alinhamento da agenda do governo federal com as diretrizes e prioridades previstas no Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF), que é composto pelas iniciativas priorizadas pelos núcleos.

Em Rondônia, o Plano foi desenvolvido e encaminhado ao Ministério da Integração (MI) no ano passado. O documento foi elaborado a partir das propostas apresentadas por representantes da sociedade civil dos municípios localizados na região de fronteira do Estado e com apoio dos órgãos públicos e instituições privadas. O Plano foi construído com foco em uma nova forma de gestão, onde as políticas públicas são voltadas para atender os anseios da população local.

Ações prioritárias

A Carta de Corumbá também estabelece prioridades para os Núcleos Estaduais,como por exemplo, o compromisso de articular, coordenar e sistematizar as demandas prioritárias das comunidades fronteiriças. Informar à sociedade sobre ações do núcleo também está entre os compromissos firmados, além do desenvolvimento de uma estratégia de gestão implantando sistema de monitoramento e avaliação, motivando seus membros para a continuidade das ações junto ao núcleo.

Para o próximo ano estão previstas ainda a elaboração de uma cartilha, com os programas federais acessíveis aos estados e municípios de fronteira, pelos ministérios que são membros da Comissão Permanente.

Programa Faixa de Fronteira

O Programa Faixa de Fronteira é uma iniciativa do MI e tem como objetivo o desenvolvimento desta região por meio de sua estruturação física, social e produtiva, com ênfase na ativação das potencialidades locais e na articulação com outros países da América do Sul. Com esse propósito, busca implementar iniciativas que respeitem a diversidade da região. Uma das formas de atuação do Programa é por meio da estruturação de Núcleos Estaduais.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)