Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Reunião do CIMI debate projeto que cria rede de Rádios na Amazônia



Está reunida em Luziânia (GO), de 7 a 10, a direção do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) para refletir a questão indígena no Brasil e preparar o lançamento do relatório anual sobre as violências sofridas pelos povos indígenas no país, que será divulgado na próxima sexta-feira, 9, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Aproveitando a reunião do Conselho, os padres franciscanos, Fernando Lopez e Guilhermo Cardona, e o técnico em comunicação, Hugo Ramírez, representando a entidade equatoriana criada para integrar e educar, via rádio, as comunidades amazônicas, Asociación Latinoamericana de Educación Radiofónica (ALER), apresentaram o projeto “Rádio Barco Amazônico”.

O projeto consiste na formação de uma rede de rádios, via satélite, com 40 rádios cadastradas nas fronteiras amazônicas (Equador, Colômbia, Venezuela, Brasil, Bolívia e Peru), para que os povos dessas regiões conheçam o que acontece em cada lado das fronteiras e troquem informações, como questões climáticas e florestais, migração dos peixes, queimadas, entre outros.

“O que queremos é favorecer o processo de comunicação dos povos pan-amazônicos, aproveitando as plataformas multimídias (rádios, internet, TV’s), e viabilizando os discursos dos indígenas, ribeirinhos e periferias das cidades amazônicas, fazendo com que esses assuntos sejam debatidos, que entrem na reflexão pública e incidam na agenda do planeta”, afirmou Hugo Ramírez.

O padre Fernando Lopez destaca a criação do projeto “Rádio Barco Amazônico”, fala da fragmentação social na Amazônia e da rede de rádios itinerantes.

“A fragmentação social na Amazônia é algo gigantesco, que deve ser sanado para que os povos amazônicos tenham voz. Seus questionamentos são muito importantes para o crescimento homogêneo do Brasil e dos outros países envolvidos. Assim, as equipes itinerantes ou móveis, que a princípio serão quatro, atuarão entre as fronteiras e as comunidades. Cada equipe será composta por um técnico em comunicação, via satélite, e um produtor. Chegando à comunidade, a equipe monta uma base, transmite o programa, ouve as comunidades, desmonta a base e segue para outra localidade”, explicou.

Para saber mais sobre o projeto “Rádio Barco Amazônico”, acesse www.aler.org  ou clique aqui!

Lançamento

O lançamento do relatório que trata da violência contra os povos indígenas 2009 será na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), às 15h, com a presença do presidente e vice-presidente do Cimi, respectivamente, dom Erwin Krautler e Roberto Antônio Liebgott; da doutora em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lúcia Helena Rangel , coordenadora da pesquisa, e representantes do conselho da entidade.

Fonte: CNBB

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)