Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Requião: ‘parecia que a Lava Jato iria por ladrões na cadeia. Coisa do passado?’


Requião: ‘parecia que a Lava Jato iria por ladrões na cadeia. Coisa do passado?’  - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoParaná 247 - Um dos principais críticos do afastamento da presidente Dilma Rousseff, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) cobrou rigor nas investigações da Operação Lava Jato contra membros do governo do presidente interino Michel Temer, delatado na operação e que montou uma equipe com pelo menos sete ministros citados - número revelado na Carta Capital.

"Lembram da Lava Jato? Eu também, parecia que poria ladrões de todos partidos na cadeia. Coisa do passado?", questionou Requião, que, sem seguido, provocou o juiz Moro, responsável pela condução das investigações da operação em primeira instância jurídica. "Como é o nome dele?

Sergio morno? Morno? Muito morno? Morníssimo?Morno agora? Cruz, credo!", afirmou. Segundo o peemedebista, "não há legitimidade sem decisão popular: novas eleições já".

O ex-diretor da Petrobras e delator Paulo Roberto Costa disse ter negociado com o ministro do Planejamento Romero Juca (PMDB-RR) apoio para sua permanência no cargo em troca de propinas ao partido. O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), é suspeito de receber propina disfarçada de doações eleitorais de Léo Pinheiro, dono da OAS.

Mensagens apreendidas pela Operação Lava Jato sugerem que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), ex-vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica, usou sua influência para atuar em favor dos interesses da construtora OAS. 

Os deputados Mendonça Filho (DEM-PE), Raul Jungmann (PPS-PE), Bruno Araújo (PSDB-PE) e Ricardo Barros (PP-PR), ministros  da Educação, Defesa, Cidades e Saúde, respectivamente, foram citados no "listão" da Odebrecht, apreendido pela Polícia Federal na sede da construtora, em março, durante a 23ª fase da Lava Jato.

Acusações contra Temer

Em delação premiada que firmou com o Ministério Público Federal, o senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) afirmou que Temer articulou a indicação de Jorge Zelada para o cargo de diretor da área internacional da Petrobras e de João Augusto Henriques para a BR Distribuidora. Zelada, apontado como o elo do PMDB no esquema, foi condenado a 12 anos de prisão. Temer negou irregularidades.

Em agosto do ano passado, o presidente interino foi mencionado pelo lobista Júlio Camargo, um dos principais delatores do esquema e ex-consultor da empresa Toyo Setal. Segundo Camargo, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, era conhecido por representar o PMDB no esqyema de corrupção.

As investigações apontaram que Baiano teria sido responsável por intermediar o pagamento de propina combinada com Camargo para facilitar um contrato de aquisição de navios-sonda pela Petrobras com a empresa coreana Samsung Heavy Industries Co.

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, também reuniu indícios de que Temer teria recebido R$ 5 milhões do dono da construtora OAS, José Adelmário Pinheiro, conhecido como Leo Pinheiro, um dos empreiteiros condenados pelo escândalo da Petrobras. A menção ao pagamento está em uma troca de mensagens entre Pinheiro e Eduardo Cunha - no texto o presidente da Câmara se queixa de que o empreiteiro fez o repasse a Temer, mas não a outros líderes peemedebistas.

O vice-presidente negou ter se beneficiado de "qualquer recurso de origem ilícita", e disse não conhecer Baiano e Júlio Camargo.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)